Conheça os benefícios da aplicação da segurança da informação no ambiente de Cloud computing
Home Infraestrutura

Conheça os benefícios da aplicação da segurança da informação no ambiente de Cloud computing

conheca-os-beneficios-da-aplicacao-da-seguranca-da-informacao-no-ambiente-de-cloud-computing

A cloud computing vem sendo cada vez mais adotada nas empresas como uma forte estratégia de negócios. Além de contribuir para a redução de custos, ela também ajuda a otimizar os processos e a agregar mobilidade às tarefas.

Com a evolução dos serviços prestados vieram também políticas de seguranças mais reforçadas, mas, mesmo assim, uma parte da segurança é de responsabilidade do contratante. Por isso, existem medidas que devem ser tomadas para proteger os dados e sistemas da empresa de forma eficiente. Contudo, podemos dizer que é muito mais seguro ter uma infraestrutura de TI na nuvem do que no local.

Ainda não sabe como a segurança da informação no ambiente de cloud computing impacta o seu negócio? Descubra tudo agora!

O que é segurança da informação no ambiente de cloud computing?

Segurança no ambiente de cloud computing ou, simplesmente, segurança na nuvem refere-se a um amplo conjunto de políticas, tecnologias e formas de monitoramento e controles implementados para proteger dados, aplicativos e a infraestrutura que possui hospedada na internet.

Devido à natureza da nuvem ser um recurso compartilhado, a gestão de identidade, privacidade e controles de acesso possuem forte atenção. Quanto mais cresce a procura por esses serviços, mais a segurança passa a receber atenção, tornando-se uma prioridade para os provedores de computação em nuvem.

Os processos de segurança da cloud computing devem abordar um rígido controle de acessos, além de um plano de continuidade de negócios e backup de dados na nuvem, com réplica para servidores auxiliares no caso de uma violação da segurança ou paralisação do servidor principal.

Por que a segurança da informação no ambiente de cloud computing é importante?

À medida que as tecnologias de segurança vão evoluindo, os hackers seguem logo atrás, descobrindo maneiras de corrompê-las. Isso exige uma evolução constante, não só das tecnologias mas também das políticas e procedimentos de segurança. Hoje, a cloud computing é bem mais segura do que há cinco anos e trilha um caminho para se tornar blindada contra invasões.

Diante da importância que a segurança da informação tem para a cloud computing, veja agora os principais benefícios que ela já proporciona:

Aumenta a precisão das projeções de resultados

Diante das fortes políticas de segurança que são adotadas atualmente, a cloud computing raramente enfrenta problemas de invasões. As tentativas são muitas, mas conseguir se infiltrar é outra história.

Todo essa fortaleza garante dados e informações intactas, facilitando a análise e a realização de projeções de resultados futuros com maior precisão, o que aumenta o nível de previsibilidade do negócio. Isso é importante para os gestores tomarem decisões com menor índice de riscos.

Previne o roubo de informações sigilosas

A cloud computing oferece a possibilidade de classificar todos os usuários por níveis de acesso, podendo dar a alguns a liberdade de inserção, edição e exclusão de dados e a outros apenas o direito de visualizá-los. Isso permite que a empresa dê o devido acesso aos usuários por níveis de necessidade do cargo e de confiabilidade, evitando o roubo ou perda das informações mais importantes e sigilosas.

Com relação ao ambiente online externo, a cloud computing conta com tecnologias de ponta no processo de criptografia de senhas e dados, tornando-os ilegíveis caso sejam corrompidos.

Além disso, os antivírus possuem recursos de reconhecimento de padrões fora do comum, agindo rapidamente para impedir a quebra de códigos e relatar as tentativas de invasão aos provedores da cloud.

Garante a continuidade do negócio

A invasão de servidores e roubo de informações poderiam fazer com que a empresa sofresse longas interrupções no processo produtivo, causando grandes prejuízos aos sócios e investidores.

No entanto, com o menor índice de falhas na segurança, as empresas podem manter a produtividade no auge sem serem interrompidas. Mesmo que algo aconteça, servidores auxiliares possuem réplicas dos dados e sistemas armazenados de forma segura, podendo ser utilizadas pela empresa até que o servidor principal seja recuperado e volte a funcionar normalmente.

A empresa contratante dos serviços de cloud computing nem sentiria a diferença durante essas transições de servidores.

Melhora o gerenciamento de riscos

A cloud computing possui uma relação custo-benefício excelente, fazendo do investimento nela uma das alternativas com o melhor retorno para as empresas. Mas, como em todo investimento, os riscos devem ser avaliados e gerenciados de perto.

Hoje, com as tecnologias e fortes políticas de segurança adotadas, os riscos foram reduzidos e o que ainda representa uma ameaça pode ser facilmente controlado. Isso, porque a cada nova tentativa de invasão, a ocorrência é alertada, relatada e documentada, facilitando o monitoramento.

Evita a perda de dados importantes

Os provedores de cloud computing oferecem em seus pacotes de recursos e ferramentas a tecnologia necessária para garantir a integridade dos dados e aplicações por meio de sistemas de backups e planos de disaster recovery.

Antigamente, esses serviços demandavam grande esforço e eram muito caros, mas, agora, o processo é bem simples e barato. Backups automáticos são realizados de forma regular e replicados para o armazenamento em servidores diferentes, tudo com um alto nível de segurança.

Dessa forma, se a empresa precisar, poderá recorrer a essas cópias para dar continuidade ao trabalho, mantendo sempre as informações mais importantes protegidas contra perdas e roubos.

Eleva o ROI

Os níveis de segurança dedicados atualmente fizeram da cloud computing um ambiente praticamente blindado. Isso ajudou a eliminar os riscos envolvidos na operação, passando a ser considerado um investimento mais atrativo pelos gestores.

Toda essa segurança contribui para que o seu investimento tenha um retorno confiável e mais rápido, já que os principais riscos foram praticamente eliminados da equação.

É bom lembrar que a segurança da informação não é só de responsabilidade do provedor de cloud computing. A Empresa precisa adotar medidas internas para garantir acessos mais seguros as pessoas certas.

Esse trabalho pode ser difícil de fazer sozinho. Além disso, sem conhecimentos, experiência e habilidades necessárias, a estratégia pode se tornar arriscada. Por isso, conte com o apoio de uma empresa especializada, tanto para fornecer os serviços de nuvem como os de segurança da informação integrados.

Ainda existem muito outros detalhes que você precisa saber sobre a cloud computing. Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Você também pode gostar
outsourcing-de-ti-veja-os-beneficios-para-a-infraestrutura-da-sua-empresa
Outsourcing de TI: veja os benefícios para a infraestrutura da sua empresa
4 soluções de TI para impulsionar as vendas no e-commerce
sac-30-como-tornalo-integrado-aos-negocios.
SAC 3.0: como torná-lo integrado aos negócios?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This