Veja por que você deve investir em Storage no seu setor de TI
Home

Veja por que você deve investir em Storage no seu setor de TI

Quando falamos em Storage, estamos nos referindo a um processo por meio do qual os dados digitais são salvos em um dispositivo de armazenamento de dados por meio da tecnologia de computação. Trata-se de um mecanismo que permite que um computador, por exemplo, retenha dados temporária ou permanentemente.

Em termos ainda mais simples, a função do Storage é realizar a guarda de todos os dados que a empresa tem em seus ambientes de sistema. Ele é responsável por armazenar todas as informações e todo conteúdo de todos os sistemas e aplicações — é como se fosse uma área de disco onde todos os ativos são arquivados e podem ser acessados facilmente.

Sobre isso vamos refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para entender a importância de fazer investimentos em uma estrutura de Storage para a sua organização!

Quando um Storage é necessário

Qualquer empresa que tenha algum dado que seja armazenado de uma forma eletrônica tem que realizar, no mínimo, um investimento na camada de Storage. Logicamente, é preciso aliar esse investimento às necessidades específicas do negócio.

Se, por exemplo, a companhia tem a necessidade de acessar documentos remotamente, ter um armazenamento em cloud computing (computação em nuvem) com garantia de acesso aos dados de forma confidencial é importante.

Já uma empresa que tem uma estrutura de SAP, um ERP que requer uma performance muito alta do Storage, vai precisar de outro tipo de equipamento.

Portanto, depende muito das características do negócio. De qualquer forma, basicamente toda empresa que trabalha com dados eletrônicos deve ter uma estratégia de criação e manutenção de sua camada de Storage.

Por que investir em Storage

São, basicamente, duas as frentes que devem ser analisadas quando queremos entender a importância de investir em Storage:

1. A importância do Storage para a área de TI

Para a área de TI, a estrutura de Storage é fundamental. Ela faz a automação de todos os processos, possibilita o funcionamento de todos os sistemas de forma integrada e com tempo de resposta muito bom (o que influencia diretamente na performance que os usuários percebem).

O nível de processamento dos dados e a aquisição de qualquer tipo de informação em cima disso é elevado com o Storage.

Quando os dados são armazenados eletronicamente, todas as informações são facilmente integradas. Isso faz com que o departamento de tecnologia proporcione à operação eficiência e aprendizado de dado.

Por meio de estatísticas, é possível acompanhar o desempenho da operação de TI, apresentar resultados à alta hierarquia da empresa, defender novos investimentos, entre outras vantagens.

2. A importância do Storage para o negócio como um todo

Também é preciso ter em mente que a estrutura de Storage vai sustentar todos os dados que a empresa tem de forma sistêmica. Qualquer aplicação, qualquer banco de dados, qualquer documento que seja produzido ou utilizado no dia a dia operacional estará armazenado em cima do Storage.

Daí a importância de fazer este investimento de maneira estruturada, com estratégia e objetivos bem claros. Afinal, se o Storage não tiver a confiabilidade necessária, os dados corporativos estarão em risco.

Além disso, em muitos casos é possível acrescentar várias funcionalidades que podem ser um diferencial para o negócio, agregando valor na solução final.

Tendo uma infraestrutura de um sistema distribuído baseado em um desenvolvimento de solução em cloud, por exemplo, é possível conseguir a mobilidade necessária (ter os dados replicados e acessíveis em qualquer lugar do mundo, entre outras vantagens).

Os benefícios de um sistema de Storage

Da segurança da informação à facilidade de integração, passando por melhorias em performance, redução de custos etc., confira em detalhes as principais vantagens que um sistema de Storage pode trazer ao seu negócio:

Segurança

Todas as vantagens de um sistema de Storage estão associadas diretamente com segurança.

Comparando com um pendrive, por exemplo, onde os dados podem ser perdidos caso o dispositivo pare de funcionar, a estrutura de Storage é muito mais eficiente, pois permite a perda de diversas camadas de infraestrutura. Pode queimar disco, componentes, portas de fibra, diversas estruturas que estão por baixo sustentando o dado para que ele não seja perdido.

Performance

Quando o assunto é a performance, que pode impactar diretamente uma aplicação e, consequentemente, a operação da empresa, o Storage também é uma vantagem.

Ele é tecnicamente preparado para suportar o alto armazenamento de dados, o processamento, as consultas etc. E isso é fundamental à medida que o negócio vai se digitalizando e tendo uma gestão mais orientada a dados.

Escalabilidade

Quando a empresa faz essa associação com performance, conforme cresce e se desenvolve, o Storage vem para possibilitar essa escalabilidade. Ele permite adequar o crescimento de volumetria e performance de acordo com a expansão e evolução do negócio.

Confiabilidade

O investimento nessa solução traz um recurso técnico muito grande e dá segurança para o negócio poder se desenvolver sabendo que tem a sustentação de um background de equipamentos, de soluções para atender esses requisitos da empresa. Ele está associado diretamente à continuidade do negócio.

Economia

A princípio, os equipamentos de Storage são investimentos altos, mas se a empresa precisasse fazer o que eles fazem de forma manual, gastaria muito tempo. Portanto, com este tipo de sistema, o ganho é percebido na ponta da entrega do negócio, com uma economia a longo prazo.

Imagine o processo de gestão financeira com o software de gestão empresarial (ERP). Se a equipe tivesse que realizá-lo de forma manual, com emissão de nota fiscal, quantas pessoas e quanto tempo isso levaria? Levaria, de repente, um mês, com muitos profissionais envolvidos.

Contando com uma estrutura de Storage, que te atenda na performance e ajuda nessa automação, esse processo se torna mais rápido, além de evitar erros e retrabalhos que diminuem a produtividade e causam prejuízos.

Integração

Com o Storage é possível correlacionar várias informações de uma única forma. Integrado a um ERP, os processos de processos de folha de pagamento, por exemplo, podem ser cruzados com receita da empresa e gerar estatísticas para a diretoria acompanhar.

Com todos os dados armazenados eletronicamente, os sistemas conseguem correlacionar essas informações, possibilitando o uso de BI, de Inteligência Artificial para agregar valor e conteúdo para o serviço e para as empresas, entre outras plataformas que facilitam a inteligência competitiva.

Que tal, você está preparado para investir em Storage e aproveitar essas vantagens? Para receber mais artigos como este em primeira mão no seu e-mail, assine agora nossa newsletter!

Você também pode gostar
como-medir-o-custo-beneficio-de-uma-infraestrutura-de-ti
Como medir o custo benefício de uma Infraestrutura de TI
governanca-de-ti-a-chave-para-agregar-valor-ao-seu-negocio
Governança de TI: a chave para agregar valor ao seu negócio
afinal-quais-sao-as-vantagens-do-uso-do-cloud-computing-em-grandes-empresas
Afinal, quais são as vantagens do uso do cloud computing em grandes empresas?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This