4 soluções de TI para impulsionar as vendas no e-commerce
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4 soluções de TI para impulsionar as vendas no e-commerce

Em tempos de economia desaquecida e de consumidores preferindo poupar a comprar algum novo produto, o setor do varejo precisa redobrar o trabalho para vender mais. Diante desse cenário, uma das maneiras para escapar da crise é investir em soluções de TI para e-commerce.

O e-commerce, nos últimos anos, transformou-se em um canal de vendas de grande relevância. Graças a essa tecnologia, lojas conseguem alcançar um público maior, realizam promoções para públicos específicos e ampliam as vendas em plena crise.

Por isso, aperfeiçoar a tecnologia do e-commerce é praticamente obrigatório para quem sonha em manter o faturamento alto.

Quer saber como as soluções de TI podem melhorar suas vendas e potencializar sua loja virtual? Então, não deixe de ler este artigo. Aqui, você vai aprender sobre a importância da TI para o e-commerce, como implementar uma TI eficiente e quais soluções em TI podem aumentar suas vendas.

Por que soluções de TI são importantes no e-commerce?

A tecnologia está no DNA do e-commerce. As lojas virtuais surgiram nos anos de 1990 a partir da massificação da internet e dos computadores. O e-commerce aproveita sempre da tecnologia de ponta para conquistar novos clientes e oferecer às pessoas o que elas realmente querem e precisam comprar.

Por isso, o comércio virtual bem-sucedido é aquele que mantém a infraestrutura de tecnologia alinhada ao que há de mais moderno no mercado. Imagine o caso de um cliente que chega até sua loja, mas o site demora a carregar, o carrinho não mostra as mercadorias escolhidas e o gateway de pagamento não efetua a transação!

Imaginou? Seria uma experiência muito ruim. Pois saiba que evitar esses imprevistos exige investir bastante tempo, energia e recursos financeiros para deixar toda a infraestrutura funcionando perfeitamente.

Como implementar uma TI eficiente na empresa?

Para obter e reunir as melhores tecnologias para seu e-commerce é preciso que você atente para um termo: Gestão da Tecnologia da Informação. Sim, para ter uma TI de ponta é preciso saber gerenciá-la.

E, afinal, o que é gestão de TI? O termo refere-se a um conjunto de técnicas e metodologias elaborada visando montar uma infraestrutura de tecnologia funcional e eficiente.

Na prática, gerenciar a TI significa conhecer as melhores soluções oferecidas no mercado, descobrir quais delas se encaixam na necessidade da empresa, ajustar os orçamentos e implementá-las corretamente e de forma integrada.

Quando uma empresa, em especial do setor de e-commerce, consegue montar uma infraestrutura de TI eficiente, pode ter certeza de que vai se sobressair da concorrência e conquistar novos clientes.

Quais soluções de TI ajudam as vendas no e-commerce?

Se você leu o texto até aqui é porque já entendeu bem a importância que a tecnologia tem para lojas virtuais. Agora, vamos entrar na seção mais prática do artigo e elencar algumas das soluções mais úteis e que trazem melhores resultados ao e-commerce. Acompanhe.

1. Adotar um sistema de recomendações

Sabe aquele momento em que você acabou de assistir a um filme e o sistema da Netflix recomenda outro conteúdo para você consumir? Lembra-se quando você seleciona um livro em alguma livraria online e na tela aparecem sugestões de outras obras para você comprar?

Essa estratégia é chamada de sistema de recomendações. A ideia é muito simples e eficiente. Por meio da tecnologia da informação o e-commerce “entende” o que o usuário está comprando. A partir dessa constatação, oferece algo parecido.

Dessa forma, ajuda o usuário a encontrar aquilo que está procurando (dentro das necessidades dele) e aumenta as chances de conseguir uma venda extra. Com um único usuário você realiza mais de uma transação.

A recomendação pode ser feita de maneiras diferentes. Citamos algumas abaixo:

  • recomendar produtos similares, por exemplo, livros dentro da mesma temática;
  • recomendar produtos complementares, por exemplo, um mousepad para quem está comprando um mouse;
  • mostrar que pessoas que compraram o produto em questão também compraram outros produtos da loja;
  • oferecer desconto caso o usuário compre algum outro produto em conjunto, por exemplo, dois livros com 20% de desconto.

2. “Alimentar” o cliente com novidades

Melhor do que um cliente que acabou de comprar é o cliente que voltará a comprar. Por isso, é importante seu e-commerce manter um relacionamento próximo aos usuários. Pode parecer complicado, mas é bem simples.

Suponha que um cliente comprou um conjunto de meias femininas em promoção. Nesse momento, você entendeu uma necessidade do usuário.

Então, quando seu e-commerce realizar alguma outra promoção de meias ou acessórios de roupas femininas, o sistema envia automaticamente a novidade para o e-mail do cliente.

No e-mail, a mensagem explica quais produtos estão em promoção e disponibiliza um link, no qual o usuário consegue acessar o e-commerce diretamente. Esta é uma estratégia muito utilizada, pois traz resultados excelentes.

3. Contratar uma cloud computing eficiente

Boa parte da experiência do usuário reside na capacidade do servidor da internet. Esse serviço precisa garantir que o site carregue rapidamente, seja estável e não tire a página do ar. Caso contrário, muitos clientes vão desistir das compras.

Para conseguir um serviço de excelência, dê preferência a fornecedores renomados e que tenham uma infraestrutura de cloud computing competente e validada pelo mercado.

Além da segurança técnica, é importante também prestar atenção nos planos de pagamento. Você pode optar basicamente por duas alternativas. A primeira é ter um servidor fixo, pagando um valor determinado por mês, independentemente do número de acessos.

A segunda alternativa é o plano flexível. Nesse caso, o valor da mensalidade varia de acordo com o número de usuários. Uma das vantagens dessa modalidade é que a capacidade do servidor permanece inalterada, não importando se você tem mil ou 10 mil acessos por mês. Isso evita quedas do site em casos de picos de audiência.

4. Integrar o e-commerce com CRM

Os softwares de CRM são fundamentais para a gestão de qualquer empresa, inclusive para e-commerce. O CRM proporciona várias vantagens e permite ao varejista identificar gargalos e oportunidades de melhoria.

Pelo CRM, por exemplo, será possível identificar quais os estágios do funil de vendas são mais críticos, quais são os produtos preferidos pelos usuários e quais clientes deixaram de acessar o site.

Esse mapeamento vai aprimorar sua capacidade de tomar decisões acertadas e apontará para melhorias no e-commerce. Conhecer bem o que acontece no sistema é essencial para deixá-lo cada vez mais eficiente.

São várias as soluções de TI para e-commerce. Cada uma tem função específica e gera resultados relevantes. O mais importante, porém, é entender que sua loja virtual precisará de um mix dessas soluções e as ferramentas devem ser adquiridas de forma integrada.

Aproveite e baixe nosso e-book sobre Guia de Processos na central de atendimento. O atendimento também é muito importante para o sucesso da loja.

 

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