A automatização de processos em TI e seus impactos para o setor
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A automatização de processos em TI e seus impactos para o setor

A busca por otimizar tarefas e melhorar a produtividade é um desafio enfrentado por todas as empresas. E a automatização de processos de TI é uma das formas de aumentar o desempenho de tais companhias.

Porém, no momento de implementar essa solução, algumas dúvidas podem surgir — como quais são os reais benefícios e os pontos em que pode ser promovida a automatização, por exemplo.

Neste post, reunimos algumas informações importantes para responder a essas questões. Continue a leitura e confira!

Automatização de processos de TI

Geralmente, quando falamos sobre a automação de tarefas, a ideia principal é utilizar a tecnologia para otimizar outros setores, deixando de lado a área de TI da empresa. Mas, mesmo sendo naturalmente automatizado, é preciso criar rotinas mais ágeis também nesse departamento, com o intuito de maximizar seus resultados.

A implementação de rotinas autônomas diminui a necessidade de infraestrutura e torna dispensável uma grande equipe de TI. Dessa maneira, os profissionais ficarão mais livres para atender às demandas estratégicas da companhia.

Pontos de automatização

Algumas ferramentas podem ser utilizadas para prover formas de automação de vários processos diários e rotinas do setor de TI, otimizando seus resultados e melhorando sua performance. Os pontos a serem melhorados incluem:

1. Comunicação interna

Um grande problema para as empresas — não só da área de TI — diz respeito à comunicação. A troca de informações entre os profissionais de tecnologia e seus clientes diretos, sejam eles internos ou externos, deve ser clara e objetiva.

É possível centralizar os dados em softwares de gestão de chamados. Neles, os colaboradores poderão verificar o andamento de suas demandas e as últimas atitudes tomadas com relação aos chamados, melhorando o controle e a transparência do processo.

2. Fluxos de trabalho

A TI costuma ser vista, pela maioria dos gestores, como apenas uma área de apoio que visa melhorar os fluxos de trabalho de outros setores da empresa — como compras, financeiro e marketing. Muitas vezes, os processos da própria TI não são otimizados.

Assim, os profissionais de tecnologia perdem muito tempo com as demandas, preocupando-se com o preenchimento de planilhas e seguindo um fluxo bem burocrático. No entanto, será possível buscar ferramentas que automatizem a geração de dados e melhorem a composição de fluxos de trabalho.

3. Análise de qualidade

Usar indicadores e coletar informações para uma posterior avaliação e melhoria da qualidade de seus processos de TI são atividades complexas para serem realizadas manualmente por um colaborador.

Na maioria das empresas, o setor de tecnologia gera uma montanha de dados todos os dias, o que transforma em uma tarefa grandiosa a transcrição de todos os indicadores escolhidos. A automação do processo de coleta de informações para análise de qualidade reduz erros e diminui o tempo de elaboração dos relatórios finais.

Benefícios 

Ao tornar boa parte das rotinas do setor de TI automática, toda a organização pode se beneficiar. A seguir, listamos 5 das principais vantagens adquiridas pela empresa ao apostar na automatização de processos de sua TI.

1. Foco no negócio

Ao inserir a automação em diversos processos diários, os colaboradores do setor de TI terão mais tempo para se dedicar ao que realmente importa — o negócio.

Com uma maior disponibilidade do time, é possível buscar por novas tecnologias, desenvolver soluções e dedicar-se às atividades que demandem maior conhecimento técnico. Em termos práticos, a equipe poderá gerar real valor para a empresa, sem perder tempo com tarefas repetitivas.

2. Redução de custos

O tempo de um profissional de tecnologia da informação é caro em relação ao de outros colaboradores da organização. Manter um grande time de TI, portanto, requer muitos recursos — que podem ser reduzidos com a otimização do tempo da equipe.

Com uma demanda maior, devido à automação de parte dos processos por softwares e ferramentas, pode-se manter um time menor e menos custoso para a empresa. Também se espera um melhor rendimento da infraestrutura. E, com a economia de recursos, é possível investir em outras áreas estratégicas da companhia.

3. Diminuição de erros

Tarefas repetitivas, quando realizadas por seres humanos, podem levar a erros e falhas devido à própria rotina, que torna o colaborador descuidado. Por mais simples que a demanda possa parecer, a interação humana pode ocasionar equívocos.

Ao recorrer à automatização dessas tarefas, sua empresa evita que erros comuns voltem a ocorrer e prejudiquem as operações do negócio. Podemos citar, por exemplo, uma atualização de software, capaz de se tornar porta de entrada para malwares se realizada com atraso por um colaborador. Mas, se for automatizada, ela ocorrerá no momento do agendamento.

4. Emissão de relatórios

Tarefas e processos manuais são difíceis de serem medidos. Afinal, os atos de recolher e analisar dados são complexos e devem ser realizados pelo colaborador, assim como certos aspectos do trabalho também podem apresentar dificuldades para a coleta de informações.

Automatizar boa parte dos processos de TI fornece ao gestor uma quantidade satisfatória de dados, que podem ser condensadas em relatórios para um melhor entendimento. Por meio desses conteúdos, é possível verificar os resultados do setor e os pontos de melhoria, além de tomar decisões acerca das próximas estratégias a serem seguidas.

5. Melhora do desempenho da empresa

Com uma TI automatizada, sua equipe poderá auxiliar na melhora do desempenho de outros setores da empresa. Além disso, várias ferramentas de automação utilizadas na área de tecnologia podem ser estendidas ao restante da organização.

Como exemplo, temos a automatização de e-mails, que pode ser utilizada na área de TI, mas também disponibilizada ao restante dos colaboradores, facilitando o contato com clientes e fornecedores. Dessa forma, não só o setor de tecnologia da informação pode se beneficiar: todo o negócio é favorecido.

A automatização de processos de TI é uma estratégia poderosa para melhorar a performance de um setor fundamental ao crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio hoje. Manter rotinas e processos automatizados pode se mostrar como um grande diferencial na busca por mais eficiência.

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