Afinal, quais são as vantagens do uso do cloud computing em grandes empresas?
Home Infraestrutura

Afinal, quais são as vantagens do uso do cloud computing em grandes empresas?

afinal-quais-sao-as-vantagens-do-uso-do-cloud-computing-em-grandes-empresas

Não é novidade para ninguém que cada vez mais empresas estão adotando serviços de Cloud Computing e iniciando a transformação digital. Embora seus motivos variem, uma coisa é certa: essa tecnologia tem mudado a forma como as empresas podem expandir seus negócios.

De acordo com um estudo realizado pelo Gartner, o investimento em Cloud Computing já é uma das principais prioridades dos CIOs brasileiros, e esse quadro tende a acelerar nos próximos anos, como resultado do momento de instabilidade econômica no Brasil.

Nesse cenário de recessão, otimizar processos, automatizar tarefas e reduzir custos é o caminho ideal para as empresas que pretendem se manter competitivas no mercado.

Quer saber como a Cloud Computing pode aprimorar seus resultados e agregar valor ao seu negócio? Conheça, a seguir, todas as vantagens dessa tecnologia para a sua empresa:

Redução nas despesas

A principal vantagem da Cloud Computing é, sem dúvidas, a redução das despesas com questões operacionais e de infraestrutura de TI.

Para entender esta afirmação, basta pensar no seguinte: ao optar por manter um data center interno, uma empresa precisa investir na aquisição de uma série de servidores, equipamentos e soluções tecnológicas, além de contratar equipes especializadas para fazer a gestão da infraestrutura.

Somando-se a isso, ainda existem os gastos relacionados com a manutenção de um espaço físico (consumo de energia elétrica, por exemplo) e eventuais consertos de dispositivos com defeito, para citar apenas alguns fatores.

Ao adotar um servidor Cloud, por outro lado, você pode reduzir ou eliminar completamente o data center da sua empresa, e fica sob responsabilidade do provedor do serviço contratado garantir um ambiente funcional 24 horas por dia.

Na prática, isso quer dizer que a Cloud Computing reduz os custos com infraestrutura sem afetar o desempenho da TI.

Flexibilidade de recursos

Os custos da Cloud Computing são muito mais flexíveis do que no modelo tradicional. Isso porque os serviços baseados na nuvem são altamente escaláveis e permitem aumentar ou reduzir recursos computacionais sempre que for necessário.

Ou seja, em vez de ter que adquirir novos servidores, equipamentos e licenças quando ocorrer um pico de vendas nos seus negócios, basta ampliar a capacidade dos recursos contratados junto ao provedor do serviço.

De um lado, isso evita que recursos adquiridos fiquem ociosos após a queda da demanda. De outro, facilita a escalabilidade rápida e imediata, motivo pelo qual a Cloud é especialmente indicada para empresas que trabalham com picos de demandas sazonais.

Otimização de processos

Como já explicamos, a garantia de um ambiente de TI plenamente funcional fica por conta do provedor de serviços de Cloud Computing contratado. Isso inclui, por exemplo, atualizações para as aplicações utilizadas, resolução de erros, compatibilidade de softwares e instalação de hardwares.

Sem ter que lidar com essas questões operacionais e repetitivas, suas equipes podem direcionar o tempo livre para outras atividades mais alinhadas com o core business dos seus negócios, como a criação de estratégias de crescimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Além disso, os recursos na Cloud permitem que suas equipes acessem, editem e compartilhem documentos a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso facilita o trabalho colaborativo entre as equipes e estimula modelos mais flexíveis de produção, como Bring Your Own Device (B.Y.O.D.) e Home Office.

Por isso, a Cloud Computing também está relacionada com o aumento de produtividade entre os colaboradores, otimização do trabalho das equipes e redução de erros por problemas de compatibilidade entre sistemas.

Valor estratégico

O fato é que a Cloud Computing permite o uso de tecnologia de qualidade, proporcionando atualizações regulares nos recursos utilizados e ambientes funcionais sempre que a sua empresa precisar deles.  

Em um mercado que demanda cada vez mais produtividade, agilidade e eficiência das organizações, reduzir custos e otimizar os processos internos configura um grande diferencial competitivo.

E como cada equipe estará focada em atividades prioritárias para as metas e objetivos da sua empresa, a implementação da Cloud Computing vai acelerar o retorno sobre o investimento em tecnologia – isto é, vai agregar mais valor estratégico ao seu negócio.

Segurança

Alguns gestores de TI ainda hesitam em aderir à Cloud Computing pois afirmam que a nuvem não garante a segurança dos dados armazenados. Isso não é verdade.

O fato é que a Cloud pode agir como uma forte aliada na promoção da segurança na sua empresa, já que os provedores de serviços na nuvem devem estar sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado.

Cabe aos fornecedores contratados a missão de garantir a segurança dos dados e sistemas armazenados na Cloud, estabelecendo já no contrato quais serão as práticas e níveis de serviço esperados.

Alguns dos níveis de serviço mais comuns são a garantia de segurança do servidor na nuvem, o gerenciamento das quedas de energia e a garantia da recuperação de dados em caso de um problema eventual.

Outro detalhe é que, ao manter seus dados e sistemas na nuvem, eles estarão imunes a danos físicos, quedas de energia e eventos naturais, por exemplo, e poderão ser resgatados rapidamente em caso de problemas. Com isso, você também minimiza os impactos de qualquer perda de produtividade ou downtime sobre os processos mais importantes.

Algumas palavras sobre outsourcing

Para um gerente de TI de uma empresa de grande porte, ocupado diariamente com inúmeras tarefas e tomadas de decisão, pode ser difícil encontrar tempo para convencer a diretoria sobre as mudanças tecnológicas necessárias ou para implementar essas mudanças entre os colaboradores de forma eficiente.

É nesse ponto que o outsourcing dos serviços de Cloud Computing funciona como uma peça-chave para o crescimento dos negócios. Entenda, abaixo, quando o outsourcing pode ser a melhor saída para a sua empresa:

  • se a sua equipe estiver sobrecarregada com tarefas operacionais e questões de infraestrutura, perdendo muito tempo na garantia de um ambiente funcional, o outsourcing pode economizar tempo e força de trabalho;
  • se seus colaboradores utilizam dispositivos móveis pessoais no trabalho e é comum que ocorram problemas de compatibilidade entre sistemas e plataformas, isso pode ser solucionado com a migração para a nuvem;
  • se os dados da sua empresa não estão tão seguros quanto você esperava e existem vulnerabilidades a serem corrigidas, o outsourcing pode transferir esse problema para a empresa terceirizada;
  • se a sua empresa já perdeu dados sensíveis, talvez esteja na hora de investir no outsourcing de Cloud – assim, você sempre poderá contar com backups de segurança e dados protegidos.

Gostou do texto? Quer continuar acessando mais conteúdo de qualidade? Então assine a newsletter da Amancay e receba as nossas atualizações em primeira mão!

Metodologia ITIL- Guia de processo na central de atendimento

Pablo Neves
Executivo de Contas na Ascenty Data Centers, experiencia de 17 anos em empresas ligadas a serviços de Data Center e Internet. Apaixonado por entender como as coisas funcionam por trás das telas.
Você também pode gostar
conheca-os-beneficios-da-aplicacao-da-seguranca-da-informacao-no-ambiente-de-cloud-computing
Conheça os benefícios da aplicação da segurança da informação no ambiente de Cloud computing
como-mensurar-o-roi-dos-processos-de-uma-empresa-de-ti
Como mensurar o ROI dos processos de uma empresa de TI?
Apresse-se! Veja por que adotar uma gestão de infraestrutura de TI para reduzir custos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This