Apresse-se! Veja por que adotar uma gestão de infraestrutura de TI para reduzir custos
Home

Apresse-se! Veja por que adotar uma gestão de infraestrutura de TI para reduzir custos

Nesses tempos em que a palavra crise é ouvida constantemente no país, reduzir custos não é somente um desejo, mas uma obrigação. Para se manter vivo no mercado e com potencial competitivo, é necessário cortar todos os supérfluos, de maneira a otimizar ao máximo o uso dos recursos. A gestão de infraestrutura de TI pode ser uma saída para esse impasse.

No post de hoje nós vamos mostrar para você a importância de gerenciar de maneira adequada sua estrutura de tecnologia da informação, quais as vantagens para a redução de custos, além de apresentar algumas dicas para melhorar a sua gestão. Acompanhe!

Gestão de infraestrutura de TI

A tecnologia hoje é o coração de várias empresas e, caso ocorresse algum problema irreversível em seus sistemas, as companhias simplesmente precisariam finalizar as suas operações. Por isso, um gerenciamento de infraestrutura de TI eficiente deve ser sempre almejado.

A estrutura de tecnologia pode ser conceituada como todo o ambiente tecnológico, composto por hardware e software, além dos serviços entregues pela equipe de TI da empresa. Já a sua gestão é a atividade de gerenciamento desse ambiente e serviços, de forma a buscar o melhor funcionamento com o menor custo.

Podemos desmembrar a infraestrutura em:

1. Hardware

Trata-se das partes físicas do sistema: computadores, redes, componentes e outros itens existentes no ambiente da empresa. Esse é geralmente o aspecto em que as empresas mais empregam recursos financeiros.

Afinal, para a composição de uma estrutura robusta de TI, são necessários muitos itens de hardware, o que pode encarecer qualquer projeto.

2. Software

Aqui temos os sistemas computacionais que rodam no hardware em uso no negócio — como ferramentas de gestão, controle de RH, entre outros — em servidores locais ou em nuvem.

Nos sistemas implantados localmente, o custo total de sua utilização ficará por conta das licenças de uso. Já nas soluções em nuvem, o investimento é realizado por meio de assinaturas por tempo determinado.

3. Peopleware

Assim denominamos a equipe de TI e sua potencialidade para a prestação de serviços. Ao realizar a contratação de um profissional, os custos serão baseados em sua experiência e especialização.

É claro que existem custos extras como seguro-saúde, décimo terceiro salário, entre outros encargos trabalhistas. Podem existir custos com capacitação também.

Redução de custos por meio da gestão

A implantação de uma gestão de infraestrutura de TI tem por objetivo encontrar gargalos nos processos e realizar a melhoria contínua. Com isso, reduzem-se os custos necessários para manter o funcionamento de toda a infraestrutura com a minimização de contratações equivocadas e compra de itens de software e hardware que não são essenciais.

Para realizar o bom gerenciamento do recursos de TI, é possível utilizar softwares de gestão. Alguns deles são dinâmicos, podendo se adaptar a qualquer realidade e escopo para melhor atender a demanda da empresa.

A boa gestão da infraestrutura de TI cria um ambiente tecnológico enxuto, sem a ocorrência de desperdícios de recursos financeiros e perda de tempo, além de manter todos os itens atualizados e em busca da melhoria contínua.

Dicas para a gestão de infraestrutura de TI

É possível otimizar o gerenciamento de uma estrutura de tecnologia da informação por meio da aplicação de certas atitudes na empresa. Vamos listar algumas dicas valiosas para implantar uma gestão eficiente em sua companhia.

1. Soluções em Cloud Computing

As ferramentas em nuvem vêm se tornando cada vez mais comuns na maioria das empresas. Isso se deve às facilidades e vantagens entregues por tal tipo de tecnologia.

É possível encontrar soluções como:

  • IaaS — infraestrutura como serviço — em que sua empresa poderá ter acesso a todo um ambiente de tecnologia; 
  • SaaS, na qual é contratada uma solução em específico, como um sistema de RH;
  • e, por fim, temos o PaaS — plataforma como serviços — quando são contratados ambientes específicos de desenvolvimento de software.

Entre as principais vantagens do uso dessa tecnologia para a gestão da infraestrutura, podemos destacar a escalabilidade, uma vez que se pode facilmente realizar a contratação de mais recursos, sem a demanda de manutenção e implantação de hardware localmente.

Outro benefício é o acesso remoto, que pode ser feito de qualquer local do mundo, desde que haja um link com a internet. É interessante também se atentar aos custos, menores que manter uma infraestrutura local.

2. Outsourcing

Outra dica valiosa para otimizar e melhorar a sua gestão de infraestrutura de TI é realizar um outsourcing. Esse conceito pode ser descrito como a contratação de uma empresa parceira para realizar todo o gerenciamento de seus recursos de tecnologia.

Esse tipo de parceria tem sido buscado pelas grandes companhias com o intuito de trazer dinamismo para os seus serviços de TI. Afinal, com as evoluções constantes do mundo digital, pode ser impossível para uma equipe interna manter-se atualizada acerca de todas as novas tecnologias que surgem todos os dias e poderiam se mostrar um diferencial para aplicação.

Investir em uma equipe externa, que conta com especialistas, detentores de horas de experiência e know-how nos mais diversos tipos de projetos e implantação de tecnologias é a ideia mais lógica para otimizar seus serviços de TI.

A principal vantagem da realização de uma parceria como essa é a possibilidade de usufruir de profissionais especializados sem ter de bancar diretamente os custos e encargos trabalhistas que a contratação de tais colaboradores geraria.

3. Frameworks

Existe no mercado uma série de metodologias para auxiliar no gerenciamento de infraestrutura e serviços de TI. Como não é o objetivo desse post falar diretamente sobre os diversos frameworks, vamos listar apenas dois para exemplificação.

1. ITIL

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) pode ser considerado como uma biblioteca de boas práticas, pois é dividido em livros, sendo eles:

  • estratégia de serviço;
  • desenho de serviço;
  • transição de serviço;
  • operação de serviço;
  • melhoria continuada do serviço.

Como você pode perceber, a metodologia ITIL é centrada na entrega do serviço de TI de modo a buscar a melhoria contínua, por meio do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Avaliar, Corrigir). É uma ótima biblioteca de boas práticas para auxílio na gestão de infraestrutura.

2. CoBit

Control Objectives for Information and related Technology, assim como o ITIL, pode ser considerado um conjunto de boas práticas em tecnologia da informação, a ser adaptada para qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho ou do nicho de mercado.

Divide os componentes que fazem parte da estrutura em recursos de TI, processos de TI e requisitos de TI. Além disso, possui quatro domínios, nos quais estão baseadas as práticas descritas na biblioteca:

  • organizar e planejar;
  • adquirir e implementar;
  • entregar e dar suporte;
  • avaliar e monitorar.

O uso de metodologias consagradas auxilia na padronização de todos os processos de TI de uma empresa, otimizando sua gestão e facilitando a melhoria e redução de custos com gastos desnecessários por meio de uma avaliação detalhada de cada atividade.

A gestão de infraestrutura de TI é um processo complexo e deve receber o máximo de atenção possível para um bom funcionamento e disponibilidade dos recursos de tecnologia. Afinal, hoje ela é de suma importância para todas as organizações.

Gostou desse post sobre gestão de infraestrutura de TI? Então, siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter e tenha acesso a mais conteúdo interessante!

Você também pode gostar
Como o outsourcing de TI pode se tornar um diferencial competitivo para o negócio?
Marketplace: um recurso cada vez mais usado por profissionais de TI
veja-por-que-voce-deve-ter-um-suporte-de-ti-efetivo-para-a-sua-empresa
Veja por que você deve ter um suporte de TI efetivo para a sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This