Como aumentar as vendas utilizando 7 tendências tecnológicas
Inovação

Como aumentar as vendas utilizando 7 tendências tecnológicas

Aumentar as vendas em uma economia com baixo crescimento é um desafio para todas as empresas. Contudo, muitas estão percebendo que têm a tecnologia como uma aliada nessa empreitada. Tanto é que, mesmo diante de uma macroeconomia lenta, a consultoria IDC prevê crescimento de 5,8% no mercado brasileiro de TI até o final de 2018.

Detentor da maior fatia dos investimentos tecnológicos na América Latina, o país é um dos que mais aproveitam o fenômeno da transformação digital para potencializar negócios.  

Neste artigo, vamos refletir um pouco sobre isso. Você vai ver quais são as tendências tecnológicas que estão alavancando resultados comerciais das organizações. Confira!

1. Soluções de Big Data

Quando se fala em Big Data, geralmente pensamos em projetos estratosféricos, de grandes corporações. Não é só isso. A capacidade de ordenar, processar e interpretar quantidades exponenciais de dados é hoje uma realidade ao alcance de qualquer negócio.

Já há métodos e ferramentas de análises de dados que podem ser adquiridos/contratados via internet, em questão de minutos. Um departamento comercial que disponha de um software de BI, por exemplo, pode perfeitamente usar o Big Data a seu favor.

Ao usar soluções de Big Data, é possível se antecipar aos anseios dos consumidores, visualizar e interpretar seus comportamentos, e criar ofertas sob medida para vender mais.  

2. Ferramentas e serviços de monitoramento de dados

Até pouco tempo era a diferenciação de produtos e serviços que dava a tônica do sucesso comercial. Agora, com a concorrência cada dia mais acirrada e consumidores mais exigentes, é a informação que define a corrida pela conquista de mercado.

A boa notícia é que não faltam ferramentas e serviços tecnológicos para monitorar dados e transformá-los em informações úteis para tomar decisões mais inteligentes. O que não pode ser feito internamente — por falta de pessoal capacitado, por exemplo — já pode ser contratado de empresas especializadas por um custo bastante acessível.

Imagine um time de vendedores que dispõem de dados sobre o histórico de vendas de determinado produto, da sua empresa e da concorrência. Além disso, com conhecimento do comportamento dos consumidores e da sazonalidade das demandas ao longo do tempo. Não é muito mais estratégico ter esse conhecimento para pensar em abordagens mais eficazes?

3. Soluções de inteligência de mercado

Os diversos sistemas que se encaixam no conceito de business intelligence (BI) também são uma tendência muito útil para aumentar as vendas nas empresas.

Com esse tipo de solução, os gestores podem integrar dados das diversas áreas da empresa, gerar relatórios gerenciais de fácil interpretação e pensar em táticas mais eficientes para vender mais.

É por meio desse tipo de sistema que, por exemplo, as áreas de vendas e marketing podem atuar de maneira integrada. Assim, tanto os esforços de finalização de negociações quanto a atração de clientes se tornam mais alinhadas e potencializam resultados.

Ao pensar em uma estratégia de propaganda para determinado nicho, o marketing pode ser alimentado com dados vindos da área comercial e, assim, realizar ações com menor custo e maior efetividade.

4. Softwares de gerenciamento de tempo

Com mais informação disponível, com distrações na palma das mãos, os times comerciais nunca precisaram tanto de organização como hoje. Do gestor ao assistente, passando pelos vendedores, todos os profissionais da área precisam tomar o controle do dinamismo do tempo para fazer mais e melhor, sem elevar os custos.

É por isso que outra tendência tecnológica que tem crescido bastante na atualidade são os sistemas que possibilitam uma gestão estratégica do tempo. Eles ajudam a criar workflows de atividades, ou seja, sequências lógicas que enxugam processos e tornam as operações de vendas mais coesas e produtivas.

5. Sistemas de CRM

A maneira como as empresas se relacionam com seus clientes foi gradativamente modificada nos últimos anos. Agora, a experiência do consumidor passou a ser a grande meta dos negócios, o que requer mais inteligência e estratégia também na esfera comercial.

Nesse movimento, os softwares de CRM são bastante úteis. É por meio deles que a força de vendas pode documentar todo o histórico de contatos e negociações, organizar seu dia a dia profissional e muito mais.

O CRM, assim como o BI, vem se convertendo em um conceito que abarca diversos tipos de sistemas. Todos, é claro, voltados para a gestão inteligente do relacionamento das organizações com seus públicos de interesse.  

6. Aplicações e métodos de segurança da informação

Como a análise de dados passou a fazer parte das operações estratégicas das empresas, também cresceu a preocupação com a segurança da informação.

Não basta saber lidar com os dados, mas também mantê-los sempre disponíveis, confiáveis e íntegros. Ao mesmo tempo, também cresce o número de crimes cibernéticos (roubos e danos aos dados, majoritariamente).

Além desse caráter de proteção, boas estratégias de segurança da informação também são diferenciais competitivos, uma vez que as negociações são cada dia mais realizadas por meios eletrônicos. Empresas que garantem 100% de confiabilidade em transações conseguem elevar sua reputação no mercado e, consequentemente, vender mais.

7. Estratégias de marketing digital

Por fim, outra tendência que está ajudando a aumentar as vendas em empresas de todos os portes e em todos os segmentos de atuação é o marketing digital.

Se, antes, era preciso disponibilizar muito dinheiro para comunicar, vender e distribuir produtos, agora é possível reduzir os custos realizando ações de marketing on-line. E as vantagens são muitas. Vão desde a segmentação do público-alvo até a facilidade de mensuração de resultados das campanhas.

As marcas podem, por exemplo, participar de marketplaces — portais que reúnem diversos fornecedores — para chegar a clientes aos quais não chegariam com a mesma facilidade em vez de ter que abrir lojas em diferentes regiões.  

O uso de plataformas sociais, de aplicativos e outras ferramentas virtuais também tem facilitado as vendas, à medida que as compras on-line estão se tornando parte do cotidiano dos consumidores.

Como você viu, há diversas possibilidades de uso de ferramentas e serviços tecnológicos para potencializar os resultados em vendas. Cada empresa, dentro do seu core business, deve planejar quais dessas abordagens podem ser úteis à sua estratégia de negócios.

O que não é mais possível é seguir ignorando que a tecnologia é parte fundamental dos esforços de ganho de mercado na atualidade — e será ainda mais no futuro.

O que você achou das nossas dicas de tendências tecnológicas para aumentar as vendas? Conheça agora os benefícios da aplicação da segurança da informação no ambiente de cloud computing!

Você também pode gostar
Saiba como a mobilidade tecnológica vem renovando o mercado
Vantagem Tecnológica: o que é e porque é tão essencial para os negócios?
como-captar-conhecimento-do-cliente-e-de-seu-negocio-atraves-do-wifi.
Como captar conhecimento do cliente e de seu negócio através do WIFI

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This