Como o outsourcing de TI pode se tornar um diferencial competitivo para o negócio?
Home

Como o outsourcing de TI pode se tornar um diferencial competitivo para o negócio?

Quando uma empresa considera melhorar sua posição competitiva no mercado, seus gestores normalmente pensam em fazer mudanças internes. Uma das possibilidades é dominar uma nova tecnologia, desenvolver um processo inovador ou até mesmo adaptar um novo modelo de negócios. Essas abordagens, porém, não são as únicas capazes de melhorar a competitividade.

O outsourcing de TI tem se tornado um diferencial para alterar o cenário competitivo das empresas. Podendo auxiliar no reposicionamento das organizações e/ou renovação de seus negócios.

O outsourcing é uma tendência comum em tecnologia da informação e outras áreas. Consiste na prática de terceirizar serviços que são vistos como intrínsecos à gestão, atendendo clientes internos e externos.

Neste artigo, explicamos como o outsourcing de TI pode ajudar seu negócio. Confira!

Por que o mercado está se movendo para a terceirização?

Existem diferentes maneiras de outsourcing que ajudam melhorar a vantagem competitiva de uma empresa. 

Em alguns setores, por exemplo, não é rentável fazer investimentos para estar na vanguarda de inúmeras tecnologias, sendo preferível optar por terceirizar alguns serviços.

A terceirização também pode auxiliar na agilidade dos processos. Em um mundo onde os ciclos de vida dos produtos é medido em meses, essa velocidade dos serviços tornou-se uma vantagem competitiva decisiva.

Como lidar com a transição para o outsourcing de TI?

Uma vez que a empresa tomou a decisão de contratar serviços outsourcing de TI, é preciso ter atenção a uma série de fatores. Um deles é determinar que tipo de relacionamento de outsourcing melhor atenderá as necessidades do seu negócio.

Os gestores precisam priorizar qual função é estratégica, decidindo por qual serviço poderá ser realizado por um parceiro. Por exemplo, serviços de folha de pagamento é algo que pode ser terceirizado para um provedor especializado.

Algumas empresas compartilham a tomada de decisão estratégica com seus fornecedores, enquanto outras apenas terceirizam uma base limitada, conforme necessário.

Onde obter apoio das equipes de trabalho e escolher bons fornecedores?

A empresa precisa obter o apoio de seus funcionários durante esse processo. Muitas empresas enfrentam resistência de colaboradores que sentem que seus empregos são ameaçados pelo outsourcing.

Uma sugestão é formar uma equipe composta por um especialista em outsourcing — representantes da alta administração e recursos humanos — e os gerentes de todas as áreas da empresa que serão afetadas. Esse time pode ajudar a resolver as preocupações dos funcionários.

Após decidir quais funções terceirizar, é preciso iniciar um processo de busca que utilize referências de outras empresas e diretórios de provedores de serviços.

Você pode entrar em contato com fornecedores potenciais e fazer perguntas específicas sobre os serviços que eles fornecem e suas habilidades para atender às necessidades únicas e específicas de sua empresa.

Idealmente, o fornecedor que você selecionará terá experiência no gerenciamento de negócios similares e será capaz de atender todas as necessidades de seus clientes com a prioridade que merecem.

Muitos especialistas em outsourcing aconselham empresas a selecionar fornecedores que possam efetivamente integrar todas as suas funções de negócios terceirizadas, para que não precisem encontrar fornecedores individuais para cada função.

Como ter segurança na escolha?

Você deve selecionar um fornecedor em que confie para desenvolver uma relação de parceiro mutuamente benéfica.

É importante desenvolver medidas tangíveis do desempenho do trabalho antes de entrar em um acordo, bem como incentivos financeiros para impulsionar o fornecedor a cumprir os prazos e controlar os custos.

O contrato deve definir claramente as responsabilidades e critérios de desempenho, delinear regras de confidencialidade e direitos de propriedade de novas ideias ou tecnologia.

Também deve incluir uma vigência, caso o serviço não atenda as suas expectativas. Provavelmente, o fornecedor terá mais experiência na preparação de contratos de terceirização do que uma pequena empresa cliente. Além disso, pode ser útil consultar um advogado durante as negociações.

Quais as vantagens do cloud computing no outsourcing de TI?

Uma computação em nuvem (cloud computing) segura pode trazer beneficios para a empresa, evitando perdas e prejuízos. Contudo, requer um provedor de serviços em nuvem de classe empresarial.

Embora a nuvem ofereça benefícios significativos às empresas em escalabilidade e economia de custos, as questões sobre como a computação em nuvem segura são realmente uma barreira para muitas organizações.

As empresas têm sido compreensivelmente relutantes em arriscar dados, aplicações e infraestrutura de missão crítica em serviços gerenciados de nuvem até terem certeza de que a computação em nuvem segura é viável.

Uma das vantagens do serviço em nuvem é a praticidade e operabilidade em escala mantendo a segurança. Os dados ficam protegidos dentro de datacenters com backup e protocolos de confidencialidade.

Muitos provedores oferecem relatórios e auditorias independentes realizadas por terceirizados, para atestar que a segurança e o gerenciamento do serviço de cloud computing é eficaz e seguro.

Quais as vantagens do outsourcing de TI?

Vantagens específicas, ou razões do outsourcing de TI como diferencial competitivo de negócio, variam de empresa para empresa.

Porém, quaisquer que sejam as razões, as vantagens são atraentes. Uma delas, mencionada anteriormente, é que oferece às empresas uma maneira de vencer a concorrência no mercado, envolvendo um parceiro com a experiência e a capacidade de trazer rapidamente inovações e melhorias tecnológicas.

A redução de investimentos em funções não críticas proporciona às empresas flexibilidade para atuar com encargos financeiros reduzidos e, como resultado, a capacidade de responder oportunamente novos mercados. 

O outsourcing permite que as empresas se concentrem nas competências essenciais e criem essas habilidades que agregam valor aos clientes.

As vantagens diretas e indiretas do outsourcing são muitas.

Os parceiros de desenvolvimento experientes podem fornecer o catalisador para que as empresas entrem e executem rapidamente em novos mercados.

Com os benefícios do outsourcing é possível inovar e mudar fundamentalmente o status quo do negócio; porque o contratado e o destinatário estão focados exatamente no que melhor fazem.

O outsourcing de TI é uma maneira poderosa de melhorar o foco comercial, aproveitar ativos e gerar valor corporativo cada vez maior.

Se gostou de saber mais sobre as vantagens dos serviços outsourcing de TI como diferencial competitivo de negócio, siga nossas redes sociais FacebookTwitter e Linkedin e confira outros conteúdos! 

Você também pode gostar
entenda-a-importancia-de-um-bom-gerenciamento-de-processos-de-ti-nas-empresas
Entenda a importância de um bom gerenciamento de processos de TI nas empresas
conheca-as-melhores-praticas-para-reduzir-o-turnover-em-ti
Conheça as melhores práticas para reduzir o turnover em TI
Conheça a infraestrutura de e-commerce ideal para iniciar sua loja virtual

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This