Compreenda a importância da cultura da inovação no ambiente de TI
Inovação

Compreenda a importância da cultura da inovação no ambiente de TI

A evolução tecnológica e algumas de suas maiores invenções, como o Big Data, a computação em nuvem e a expansão da mobilidade, provocaram mudanças profundas na forma de como as empresas se posicionam e se sustentam no mercado atual. A transformação digital reforçou a ideia de aperfeiçoamento contínuo que sempre existiu na TI e a expandiu para todos os departamentos das organizações.

Implementar a cultura da inovação nas empresas não é tarefa fácil, mas, se aplicada da forma correta, ela pode se tornar uma das fontes principais de vantagem competitiva. Vamos mostrar neste texto a importância da implementação dessas competências e algumas regras para obter os melhores resultados.

Falando sobre a cultura da inovação

Os processos de inovação têm como premissa modificar ou criar um processo que contemple um ou vários aspectos que visam desenvolver valores e benefícios.

Contudo, não se deve pensar somente nas mudanças a serem realizadas e sim em implementar, reforçar e sustentar a cultura da inovação em toda a empresa, de tal maneira que fique natural a busca constante de novas soluções para o produto, serviço ou processo em todos os membros da organização.

O mundo é um ambiente em constante mudança e que estão acontecendo cada vez mais rápido, sejam elas sociais, políticas, financeiras ou tecnológicas. As organizações não podem mais ignorar essas alterações e devem se adaptar e se transformar rapidamente.

Afinal, nossos concorrentes inovam e oferecem novos produtos ou serviços; nossos clientes exigem essas novidades e nossos fornecedores oferecem esses novos produtos. Se as organizações não estiverem preparadas para essa dinâmica, não conseguirão sobreviver como um negócio.

Montando a equipe certa

Como qualquer mudança que você deseja fazer em uma empresa, se não houver o compromisso dos tomadores de decisão, nada acontecerá.

A equipe pode ser multidisciplinar e pertencer à diversas áreas da companhia, mas precisam dominar e ter rapidez de raciocínio para entender rapidamente todos os processos. 

Crie um time campeão. Faça com que eles se comprometam com a gestão da inovação e que também eduquem e inspirem todos os demais funcionários.

Envolvendo o ambiente de TI

A TI possui um papel fundamental nesse processo e deve fazer parte dessa equipe, pois estão acostumados com mudanças há muitos anos e podem auxiliar na solução técnica quando uma ideia criativa surgir.

Atualmente os profissionais de TI não entendem apenas de desenvolvimento de sistemas. Existem pessoas e empresas de outsourcing especialistas em sistemas e também nos processos e negócios. Com essa formação, é possível analisar todos os processos existentes, identificar os pontos de melhorias possíveis e definir as melhores ferramentas.

Estabelecendo regras. E seguindo-as

E é imprescindível que algumas regras sejam definidas, como:

  • não esquecer de que tão importante quanto o time de inovação são os gerentes que ficarão com as rotinas e processos em produção. Mantenha-os informados das inovações e cuidando de todos os processos enquanto as novas ferramentas não chegam;
  • o gestor precisa delimitar o que pode ser mais estimulado e o que nunca poderá ser alterado (restrição por leis, impeditivos do próprio negócio ou orçamentário);
  • estabelecer um orçamento máximo. E tentar não ultrapassar;
  • promover treinamentos, desafios, metas e prêmios que incentivem a criatividade não só da equipe de inovação como para as demais áreas;
  • as organizações não inovam, quem inova são as pessoas;
  • realizar essa mudança é explorar o desconhecido e fazer coisas diferentes, portanto, não se deve punir o fracasso;
  • é necessário dedicar o tempo e os recursos necessários e incorporar estratégias de inovação na companhia para que os resultados sejam alcançados.

Alinhando a estratégia da organização

Muitas empresas estão tentando implementar essa tendência sem ter uma visão clara de como a inovação os ajudará a melhorar ou qual será a melhora. A maioria desses esforços acabam sendo vistos como “uma moda passageira” e se tornam algo pontual e ineficaz. Essa cultura deve estar alinhada e fazer parte dos objetivos estratégicos da fundação — não se deve pensar em mudanças sem uma diretriz estabelecida.

Na criação desse ambiente, diferentes aspectos devem ser levados em consideração e para garantir que seja assim, é conveniente manter estas cinco questões em mente:

  • áreas estratégicas: onde seremos ativos?
  • Ferramentas: o que usaremos para chegar lá?
  • Diferenciadores: como seremos competitivos no mercado?
  • Programação: qual será a nossa velocidade e sequência de movimentos?
  • Lógica econômica: como obteremos benefícios?

A organização também deve:

  • considerar esse processo como uma parte da estratégia;
  • definir o Plano de transformação, com as opções estratégicas, implementação e controle;
  • atribuir as tarefas, responsabilidades e orçamentos;
  • aplicar o conceito e implementar soluções.

Quando iniciamos o processo de cultura da inovação devemos considerar certas questões, como conhecer as tendências do mercado, detectar onde é possível inovar, analisar se há capacidade técnica e financeira na organização, o custo e os benefícios e as melhorias que serão obtidas.

A inovação é um processo e, como tal, tem suas fases definidas e não deve ser tratada como um evento excepcional ou um processo isolado — é imprescindível encontrar a sinergia entre os departamentos. Existem seis etapas para a sua implementação:

  • identificação das necessidades latentes que podem existir em nosso mercado;
  • geração de ideias para cobrir essas necessidades;
  • seleção das melhores ideias geradas;
  • transformação dessas ideias em projetos;
  • implementação do modelo;
  • aplicação do modelo.

Alcançando as metas da Cultura da inovação nas empresas

Lembrando que cultura é sinônimo de ideologia e costumes de uma comunidade — um sistema de crenças e valores arraigado num nível tão profundo que ninguém a questiona. Se a cultura da inovação penetrar em sua organização, é sinal de sucesso total.

E com a correta implantação dessa nova competência, já teremos muitos ganhos, como:

Equipe

  • a equipe estará mais motivada e mais produtiva;
  • sempre buscando melhorar os processos e criando coisas novas;
  • retenção de talentos: o turnover é sensivelmente diminuído, quando o colaborador está em um ambiente que possibilita a inovação;
  • acho que você já sabe, mas quando o pessoal é mais produtivo, o retrabalho é menor, o custo é menor e os índices de faturamento aumentam.

Clientes

A capacidade de inovar chama a atenção dos clientes. E isso acontece porque as organizações que apostam nesse processo (e o divulgam isso por meio do marketing) possuem mais uma competência aos olhos dos consumidores, fortalecendo a sua marca, aumentando o engajamento e possibilitando o aumento das vendas.

Se os resultados desses projetos não conseguirem gerar um valor na forma de melhoria interna de processos, redução de custos ou introdução de uma novidade no mercado, não teremos inovado. É por isso que é muito importante definir métricas e parâmetros que permitam avaliar se os esforços de inovação estão produzindo resultados.

Como pudemos ver, cada uma das práticas que promovem essa sistematização não são mais que uma forma de estruturar um processo que nos permita melhorar continuamente a competitividade de nossa organização. Com tantos recursos e métodos disponíveis para dar embasamento, é impossível pensar sobre o desempenho sem perceber a importância da cultura da inovação nas empresas e sem a ajuda de todas essas ferramentas.

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