Descubra as vantagens da contratação de projetos pontuais na TI
Home Infraestrutura

Descubra as vantagens da contratação de projetos pontuais na TI

descubra-as-vantagens-da-contratacao-de-projetos-pontuais-na-ti

Para manter a competitividade e conquistar mais espaço no mercado, empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação precisam contar com uma gestão moderna e enxuta. Nesse contexto, os projetos de TI ganham cada vez mais importância ― já que muitas tecnologias são desenvolvidas especialmente para agilizar processos e alavancar a produtividade.

Ao mesmo tempo, a terceirização de serviços já é encarada como uma alternativa ao modelo tradicional de administração, garantindo mais flexibilidade, qualidade e redução de custos.

A terceirização permite que todos os esforços e investimentos sejam direcionados para atividades vinculadas ao core business, evitando dispersões e preocupações adicionais.

Essa vantagem se torna ainda mais evidente, quando o assunto são os projetos pontuais. Nesse caso, é possível contratar especialistas para a realização de diversas tarefas, envolvendo a atualização da infraestrutura ou a segurança dos dados, por exemplo.

Terceirizar parcial ou integralmente a área de TI é tendência mundial ― que se torna ainda mais atraente, quando está baseada na criação de parcerias estratégias, onde os fornecedores passam a agregar valor, contribuindo verdadeiramente para o crescimento sustentável do negócio.

Vantagens da terceirização de serviços

Além das vantagens já citadas, é preciso mencionar outros benefícios trazidos pela terceirização de serviços de TI, tais como:

Atendimento sob demanda

O serviço é contratado sob demanda, ou seja, para condução de um projeto específico. Com isso, a empresa consegue prever despesas, estabelecer cronogramas e principalmente, customizar as soluções de acordo com as previsões para o curto, médio e longo prazos.

Direcionamento na gestão de pessoas

A terceirização também elimina a obrigatoriedade de ações voltadas para a seleção e retenção de profissionais de TI altamente capacitados. A contratação desses serviços permite que a empresa faça a gestão de seu capital humano, com dedicação especial aos talentos que exercem as funções críticas para a operação.

Redução da folha de pagamento

O gerenciamento da folha de pagamento deve estar entre as prioridades de todos os gestores, já que a legislação trabalhista brasileira ainda é bastante engessada. Com a aprovação da reforma, espera-se que novos empregos possam ser criados, por meio de relações mais justas e menos onerosas.

Porém, ainda é preciso avaliar com cuidado a contratação de novos colaboradores, uma vez a ampliação do time gera uma série de custos adicionais. Por isso, as taxas de turnover, bem como os gastos com benefícios corporativos precisam ser observados constantemente.

A terceirização de serviços auxilia nesse controle, minimizando, inclusive, os desperdícios ocasionados pela sazonalidade dos projetos e pela ociosidade das equipes.

Racionalização dos investimentos

Para assegurar uma prestação de serviços de qualidade, o fornecedor precisa investir constantemente na aquisição de tecnologias e em qualificação de seus colaboradores. Com isso, a empresa contratante pode reduzir as suas despesas com pessoal e treinamentos.

Assim, a terceirização contribui para a racionalização dos recursos financeiros, sendo que as verbas disponíveis podem ser destinadas exclusivamente à expansão da empresa ― envolvendo ações para exploração de novos nichos, aumento da lucratividade e do market share.

Projetos pontuais terceirizados

Dentre os projetos pontuais que podem ser terceirizados, estão:

Rollout de equipamentos

A terceirização de rollout de equipamentos é uma ótima alternativa quando a empresa decide alterar sua infraestrutura. Em geral, o serviço contempla o planejamento e a implementação dos novos ativos de TI ― com baixo impacto nas rotinas diárias das equipes.

Também costumam fazer parte do pacote:

  • montagem e instalação de desktops, servidores, notebooks, impressoras;

  • formatação e migração de dados para os novos equipamentos;

  • migração do sistema operacional;

  • backup e restauração de dados e aplicativos;

  • testes de funcionamento;

  • controle de saída e entrada de ativos;

  • realização de upgrades.

Rollout de sistemas

Projetos pontuais que visam o desenvolvimento e implantação de sistemas, também estão na lista das terceirizações. Nesse caso, o fornecedor é capaz de desenvolver ou ajustar um determinado software, para atender às necessidades do negócio.

Existem diversas situações que exigem essas modificações, como incorporações e fusões, ou ainda, quando a intenção é padronizar os ERPs usados por todas as subsidiárias e filiais.

Como o rollout trata da ativação e da parametrização de processos que sustentam a estrutura organizacional, é fácil compreender a seriedade e a importância desse planejamento e também, de uma execução minuciosa. Por isso, é preciso contar com equipes especializadas, com know-how e experiência comprovados.

Cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado obedece a um padrão criado para cabear um tipo de rede – como de telefonia ou internet. Essa padronização favorece a redução de custos, eliminando gargalos e simplificando expansões futuras.

Com essa tecnologia, todas as transmissões acontecem por meio de uma infraestrutura única e organizada ― que engloba estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores, entre outros equipamentos. Assim, os projetos podem atender aplicações de voz, dados, imagem, controle e monitoramento.

É preciso salientar que a TIA (Telecommunications Industries Association) estabeleceu normas e critérios técnicos que regem as práticas de telecomunicações para cabeamento estruturado. Muitas vezes, são necessárias adequações e mudanças de layout para garantir o cumprimento de todas as regulamentações.

Por isso, a terceirização desse serviço é ainda mais recomendada, já que os fornecedores conhecem profundamente essas normas e são capazes de salvaguardar a empresa.

Implementação de servidores

A terceirização de serviços de TI também é bem-vinda em projetos de implementação de servidores. Nesse caso, os prestadores podem atuar diretamente no dimensionamento, instalação e até mesmo, no suporte permanente.

Vale lembrar que uma rede com o máximo de eficiência é fundamental para que TI possa atingir seus objetivos estratégicos. E isso depende de firewalls, domínios, políticas de segurança e equipamentos integrados e funcionando de forma continua.

Backup

A segurança dos dados corporativos tem se tornado um grande desafio. Por isso, é preciso apostar em soluções de backup e recuperação, que protejam as informações no caso de acidentes, ataques, sequestros ou fraudes.

A terceirização de serviços dessa natureza permite uma programação prévia, com uma periodicidade definida. O armazenamento correto garante mais proteção e tranquilidade para empresários e gestores.

Hoje, existem várias opções, que devem ser escolhidas de acordo com a realidade da operação. Entre as alternativas mais utilizadas, estão o backup de servidores, de sistemas e de usuários.

Desse modo, é possível compreender que a terceirização de serviços é uma excelente alternativa para as empresas que buscam mais dinamismo, flexibilidade e capacidade de adequação ― mantendo o foco nos indicadores de produtividade, retorno sobre investimento e lucratividade.

Quer saber mais sobre terceirização de serviços de TI? Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro das novidades desse setor!

 

Você também pode gostar
mercado-de-outsourcing-quais-fatores-podem-impactar-nos-negocios-empresariais
Mercado de outsourcing: quais fatores podem impactar nos negócios empresariais?
conheca-4-questoes-relevantes-em-seguranca-para-ecommerce
Conheça 4 questões relevantes em segurança para e-commerce
gestao-de-ti-saiba-usar-os-feedbacks-para-incentivar-sua-equipe-e-aumentar-a-produtividade
Gestão de TI: saiba usar os feedbacks para incentivar sua equipe e aumentar a produtividade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This