Para manter a competitividade e conquistar mais espaço no mercado, empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação precisam contar com uma gestão moderna e enxuta. Nesse contexto, os projetos de TI ganham cada vez mais importância ― já que muitas tecnologias são desenvolvidas especialmente para agilizar processos e alavancar a produtividade.
Ao mesmo tempo, a terceirização de serviços já é encarada como uma alternativa ao modelo tradicional de administração, garantindo mais flexibilidade, qualidade e redução de custos.
A terceirização permite que todos os esforços e investimentos sejam direcionados para atividades vinculadas ao core business, evitando dispersões e preocupações adicionais.
Essa vantagem se torna ainda mais evidente, quando o assunto são os projetos pontuais. Nesse caso, é possível contratar especialistas para a realização de diversas tarefas, envolvendo a atualização da infraestrutura ou a segurança dos dados, por exemplo.
Terceirizar parcial ou integralmente a área de TI é tendência mundial ― que se torna ainda mais atraente, quando está baseada na criação de parcerias estratégias, onde os fornecedores passam a agregar valor, contribuindo verdadeiramente para o crescimento sustentável do negócio.
Vantagens da terceirização de serviços
Além das vantagens já citadas, é preciso mencionar outros benefícios trazidos pela terceirização de serviços de TI, tais como:
Atendimento sob demanda
O serviço é contratado sob demanda, ou seja, para condução de um projeto específico. Com isso, a empresa consegue prever despesas, estabelecer cronogramas e principalmente, customizar as soluções de acordo com as previsões para o curto, médio e longo prazos.
Direcionamento na gestão de pessoas
A terceirização também elimina a obrigatoriedade de ações voltadas para a seleção e retenção de profissionais de TI altamente capacitados. A contratação desses serviços permite que a empresa faça a gestão de seu capital humano, com dedicação especial aos talentos que exercem as funções críticas para a operação.
Redução da folha de pagamento
O gerenciamento da folha de pagamento deve estar entre as prioridades de todos os gestores, já que a legislação trabalhista brasileira ainda é bastante engessada. Com a aprovação da reforma, espera-se que novos empregos possam ser criados, por meio de relações mais justas e menos onerosas.
Porém, ainda é preciso avaliar com cuidado a contratação de novos colaboradores, uma vez a ampliação do time gera uma série de custos adicionais. Por isso, as taxas de turnover, bem como os gastos com benefícios corporativos precisam ser observados constantemente.
A terceirização de serviços auxilia nesse controle, minimizando, inclusive, os desperdícios ocasionados pela sazonalidade dos projetos e pela ociosidade das equipes.
Racionalização dos investimentos
Para assegurar uma prestação de serviços de qualidade, o fornecedor precisa investir constantemente na aquisição de tecnologias e em qualificação de seus colaboradores. Com isso, a empresa contratante pode reduzir as suas despesas com pessoal e treinamentos.
Assim, a terceirização contribui para a racionalização dos recursos financeiros, sendo que as verbas disponíveis podem ser destinadas exclusivamente à expansão da empresa ― envolvendo ações para exploração de novos nichos, aumento da lucratividade e do market share.
Projetos pontuais terceirizados
Dentre os projetos pontuais que podem ser terceirizados, estão:
Rollout de equipamentos
A terceirização de rollout de equipamentos é uma ótima alternativa quando a empresa decide alterar sua infraestrutura. Em geral, o serviço contempla o planejamento e a implementação dos novos ativos de TI ― com baixo impacto nas rotinas diárias das equipes.
Também costumam fazer parte do pacote:
montagem e instalação de desktops, servidores, notebooks, impressoras;
formatação e migração de dados para os novos equipamentos;
migração do sistema operacional;
backup e restauração de dados e aplicativos;
testes de funcionamento;
controle de saída e entrada de ativos;
realização de upgrades.
Rollout de sistemas
Projetos pontuais que visam o desenvolvimento e implantação de sistemas, também estão na lista das terceirizações. Nesse caso, o fornecedor é capaz de desenvolver ou ajustar um determinado software, para atender às necessidades do negócio.
Existem diversas situações que exigem essas modificações, como incorporações e fusões, ou ainda, quando a intenção é padronizar os ERPs usados por todas as subsidiárias e filiais.
Como o rollout trata da ativação e da parametrização de processos que sustentam a estrutura organizacional, é fácil compreender a seriedade e a importância desse planejamento e também, de uma execução minuciosa. Por isso, é preciso contar com equipes especializadas, com know-how e experiência comprovados.
Cabeamento estruturado
O cabeamento estruturado obedece a um padrão criado para cabear um tipo de rede – como de telefonia ou internet. Essa padronização favorece a redução de custos, eliminando gargalos e simplificando expansões futuras.
Com essa tecnologia, todas as transmissões acontecem por meio de uma infraestrutura única e organizada ― que engloba estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores, entre outros equipamentos. Assim, os projetos podem atender aplicações de voz, dados, imagem, controle e monitoramento.
É preciso salientar que a TIA (Telecommunications Industries Association) estabeleceu normas e critérios técnicos que regem as práticas de telecomunicações para cabeamento estruturado. Muitas vezes, são necessárias adequações e mudanças de layout para garantir o cumprimento de todas as regulamentações.
Por isso, a terceirização desse serviço é ainda mais recomendada, já que os fornecedores conhecem profundamente essas normas e são capazes de salvaguardar a empresa.
Implementação de servidores
A terceirização de serviços de TI também é bem-vinda em projetos de implementação de servidores. Nesse caso, os prestadores podem atuar diretamente no dimensionamento, instalação e até mesmo, no suporte permanente.
Vale lembrar que uma rede com o máximo de eficiência é fundamental para que TI possa atingir seus objetivos estratégicos. E isso depende de firewalls, domínios, políticas de segurança e equipamentos integrados e funcionando de forma continua.
Backup
A segurança dos dados corporativos tem se tornado um grande desafio. Por isso, é preciso apostar em soluções de backup e recuperação, que protejam as informações no caso de acidentes, ataques, sequestros ou fraudes.
A terceirização de serviços dessa natureza permite uma programação prévia, com uma periodicidade definida. O armazenamento correto garante mais proteção e tranquilidade para empresários e gestores.
Hoje, existem várias opções, que devem ser escolhidas de acordo com a realidade da operação. Entre as alternativas mais utilizadas, estão o backup de servidores, de sistemas e de usuários.
Desse modo, é possível compreender que a terceirização de serviços é uma excelente alternativa para as empresas que buscam mais dinamismo, flexibilidade e capacidade de adequação ― mantendo o foco nos indicadores de produtividade, retorno sobre investimento e lucratividade.
Quer saber mais sobre terceirização de serviços de TI? Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro das novidades desse setor!