Descubra os Benefícios do Outsourcing Gerenciado para o seu negócio
Gestão Home

Descubra os benefícios do outsourcing gerenciado para o seu negócio

descubra-os-beneficios-do-outsourcing-gerenciado-para-o-seu-negocio.

Apesar de hoje ser importante para praticamente qualquer tipo de negócio, a tecnologia da informação não é a especialidade de boa parte das empresas. Ainda assim, toda organização quer ter a disposição um time de especialistas qualificados que possa atender as demandas por tecnologia e maximizar a geração de valor. E a melhor maneira de conseguir isso é com o outsourcing de TI.

Com um bom parceiro para realizar o outsourcing gerenciado de TI, a empresa pode focar suas atenções naquilo que ela faz de melhor e que vai gerar mais resultados para a sua operação.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é o outsourcing gerenciado de TI e quais são os benefícios diretos dele para o seu negócio. Confira!

Por que fazer outsourcing de TI?

Toda empresa é especialista em alguma área. Não é um exagero dizer que, na maior parte das vezes, ela almeja ser a melhor naquilo que faz. A atividade-fim de uma organização é aquela que vai gerar mais valor e maximizar a performance do negócio. A não ser que essa companhia seja especializada em TI, ela se beneficiará de um outsourcing de TI.

Quando a responsabilidade da TI é transferida para um parceiro qualificado, o foco da organização fica mais conciso e voltado para a geração de valor. Além disso, menos recursos e atenção são despendidos em uma atividade que não está diretamente ligada à diretriz primária do negócio, mas que pode ser essencial para o seu bom funcionamento.

Além disso, um time terceirizado de TI tende a ser mais eficaz que equipes internas em empresas que não são da área. Os melhores profissionais do setor normalmente não terão interesse em ingressar em uma organização de outro ramo: o negócio deles é a TI e é nessa área que eles querem crescer.

Com isso, uma empresa que não é da área e, ainda assim, quer contar com os melhores especialistas em tecnologia para dar suporte ao seu negócio, pode ter dificuldades em encontrar esses profissionais no mercado.

Uma rede de cinemas, por exemplo, gera valor com a exibição de filmes e venda de pipocas, mas todo seu sistema de reservas, vendas e até de projeção é automatizado e informatizado. Uma indisponibilidade ou falha, mesmo que temporária, pode comprometer toda a operação.

Para essa organização, é importante que a TI seja totalmente gerenciada por uma equipe habilidosa e capaz, que tenha seu foco em problemas de tecnologia. Dessa forma, ela poderá voltar suas atenções para a curadoria e promoção dos filmes em cartaz, por exemplo, com a tranquilidade de que sua estrutura é confiável. E para conseguir isso é importante que ela adote o outsourcing gerenciado de TI.

Como funciona o outsourcing gerenciado?

O outsourcing gerenciado é quando a empresa contrata uma parceira para tomar conta de tudo que foge do escopo do seu negócio, inclusive a orientação e recrutamento dos times. No modelo de terceirização tradicional, muitas vezes a empresa contrata profissionais isoladamente para atender demandas que são identificadas e gerenciadas pela equipe interna.

Mas quando uma empresa perde seu foco para solucionar demandas de TI, ela deixa de executar as atividades que ela mais domina e que são a sua geração primária de valor. É preciso expertise para, por exemplo, contratar um bom time de suporte ou desenvolvimento. Se isso não faz parte das atividades regulares da organização, muito tempo e recursos são desperdiçados no recrutamento dessas pessoas.

Se a sede de uma empresa precisa de uma reforma, por exemplo, ela pode simplesmente contratar os pedreiros para a obra e acompanhar o processo, ou acertar um acordo com uma arquiteta que vai fazer um projeto e acompanhar sua execução. A não ser que seja uma empresa do setor de construção, é bem mais provável que os resultados da segunda opção sejam melhores.

Com outsourcing gerenciado, a empresa foca naquilo que tem expertise e busca a excelência em outras atividades por intermédio de parceiros qualificados. Isso potencializada a geração de valor e qualidade final de todos os processos, tanto os terceirizados como os que serão beneficiados pelo outsourcing.

Além disso, o outsourcing gerenciado de TI é muito mais em conta no sentido financeiro, não só pela questão da terceirização aliviar a folha de pagamento e passivos trabalhistas. Uma empresa especializada com anos de experiência conhece maneiras de executar o trabalho de forma muito mais enxuta que uma outra que ousa em uma atividade nova e precisa inclusive investir no aprendizado dela.

Como o outsourcing gerenciado pode ser uma ferramenta estratégica?

Os benefícios do outsourcing gerenciado são claros para uma empresa: custos menores, qualidade melhor e liberação de recursos para investimento em sua atividade-fim. Colocar o especialista para fazer algo que você não conhece é muito melhor para os resultados finais.

Quando a empresa tenta direcionar seu foco para uma atividade inexplorada, ela tem como desafio inicial não saber para onde ir e nem até onde ir. É preciso investir em pessoas, ferramentas e uma construção de conhecimento que não será rápida.

Nem sempre é possível esperar esse processo lento acontecer, pois as demandas de TI na era da transformação digital são ágeis e a adaptação do negócio precisa acompanhar o mercado.

Do ponto de vista estratégico, ao trazer um parceiro que entende da área, ele virá com inovações e formas mais inteligentes de se realizar o trabalho que nunca seriam claras para iniciantes.

E ao mesmo tempo, a empresa pode focar em crescer na sua linha de negócio, se beneficiando também da especialização deste parceiro. O fornecedor especialista proporciona uma visão de cenário muito mais ampla, e isso impulsiona o negócio, tendo nível de excelência muito mais alto do que se fosse fazer por conta própria.

As vantagens para quem adota o outsourcing gerenciado são muito claras. O fornecedor estará focado em trazer o que a empresa contratante realmente precisa e, na área de TI, esse conhecimento é extremamente valioso. Como a TI trabalha sempre com números e resultados mensuráveis, isso é fácil de ser percebido na prática.

E agora que você já sabe mais sobre os benefícios do outsourcing de TI, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores assuntos do mercado de TI? Esperamos você!

 

Você também pode gostar
afinal-como-o-big-data-pode-ser-usado-para-personalizar-um-atendimento-ao-cliente
Afinal, como o Big Data pode ser usado para personalizar um atendimento ao cliente?
Compreenda a importância dos indicadores de desempenho de TI para o crescimento do setor
Como o SLA pode trazer benefícios para o setor de TI?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This