Marketplace: um recurso cada vez mais usado por profissionais de TI
Home

Marketplace: um recurso cada vez mais usado por profissionais de TI

Com este período de instabilidade econômica no país, uma empresa que pretenda se manter competitiva no mercado precisa cortar gastos, otimizar processos e encontrar mais oportunidades de negócio, certo?

É nesse ponto que entra a tecnologia: com a ajuda de recursos como automatização de processos e a cloud computing, é possível reduzir custos com infraestrutura e mão de obra, agilizar os fluxos de trabalho e também melhorar o desempenho da empresa.

Nesse contexto, uma outra solução tecnológica que vem chamando a atenção dos profissionais de TI é o marketplace. Já ouviu falar nele? Cada vez mais utilizado por corporações de todos os portes e segmentos, ele promete alavancar e escalar os seus negócios, reduzir custos com contratação de mão de obra e melhorar a sua receita, entre outros benefícios.

Entenda, a seguir, como funciona o marketplace de TI, quais as suas principais vantagens e por que ele pode gerar oportunidades de negócios para a sua empresa:

O que é um marketplace de TI?

Basicamente, o marketplace é uma plataforma que faz a interface entre um comprador e um vendedor de um serviço ou produto físico. Ele funciona como um shopping virtual, em que empresas oferecem produtos para os clientes que acessam esse espaço online.

Ou seja, você já faz uso cotidiano dos marketplaces quando utiliza aplicativos como Uber, Amazon, Netshoes, 99, AirBnB e OLX, para citar apenas alguns exemplos.

Um marketplace de TI funciona de maneira semelhante. Nesse caso, em vez de fornecer produtos e serviços em geral, o marketplace de TI tem como foco a tecnologia e serve principalmente para a captura de novos recursos ou entrega e devolução de projetos.

Como funciona a negociação entre comprador e vendedor?

Na prática, o funcionamento de um marketplace de TI envolve diversas partes. De um lado, existe um programador qualificado, que vai se cadastrar na plataforma e informar o valor dos seus serviços. Do outro, existe uma empresa com uma necessidade específica para um projeto que vai analisar a oferta de profissionais e fazer a escolha mais acertada, em termos de custo, prazo e desempenho.

Com a ajuda dos algoritmos do marketplace, também é possível filtrar os profissionais com a skill mais desejada para o seu projeto específico. Caso a sua empresa necessite de um programador que domine PHP e Java, por exemplo, a plataforma vai mostrar todas as opções de profissionais que apresentam esse perfil, bastando poucos cliques para isso.

O mesmo vale para o profissional. Caso ele procure uma vaga com atribuições específicas, o algoritmo vai realizar a busca na base de dados cadastrada e filtrar as oportunidades de empresas ideais para o perfil de vaga desejado.

Tanto a entrega do projeto, quanto o pagamento são realizados por meio do marketplace. Depois de descontar a sua comissão — a taxa de administração costuma girar em torno de 10% —, a plataforma transfere o pagamento para o profissional e entrega o projeto para a empresa solicitante, com base em diversos prerrequisitos.

Isso significa que um projeto só será aceito se estiver de acordo com os pedidos específicos da empresa.

Quais são os tipos de marketplace de TI?

Existem vários tipos de marketplace de TI, alguns voltados para a busca e oferta de vagas de emprego e outros para a procura de profissionais específicos.

Um tipo de marketplace que tem se destacado é o que é voltado para as demandas. Nele, um gestor cadastra um projeto na plataforma e o marketplace aciona os profissionais necessários, sejam eles programadores, designers, testers, etc. Na sequência, a plataforma vai exibir todos os orçamentos, e cabe ao gestor decidir quem fará parte desse projeto específico.

Quais são os benefícios dos marketplaces para empresas de TI?

Até aqui, você já entendeu que o marketplace de TI é uma ótima solução para as empresas que precisam desenvolver uma demanda, mas não têm recursos para contratar mão de obra especializada e lidar com encargos trabalhistas, por exemplo.

Como consequência da legislação e da burocracia brasileira, uma corporação pode encontrar dificuldades para atuar em mais de um segmento de mercado, além de ter que pagar uma série de taxas e impostos que, muitas vezes, estão fora da realidade do seu orçamento.

De acordo com o professor de Marketplace e Gerente de TI da Makro Food Service, Felipe Moimaz, o marketplace simplifica o processo ao cortar as despesas com contratação. “Em suma, você vai pagar apenas pelo serviço que está contratando, em uma plataforma com milhares de profissionais qualificados”, explica. 

Além disso, o marketplace permite que você encontre uma grande variedade de profissionais de tecnologia especializados por meio de uma única interface, economizando tempo com os meios tradicionais de busca e facilitando a negociação do orçamento dos projetos.

Outro benefício do marketplace de TI é o seu valor estratégico. No mercado de tecnologia atual, que é ágil e dinâmico, um negócio precisa que seus serviços de TI sejam mais velozes, adaptáveis e flexíveis para manter-se competitivo no mercado.

E a popularização de tecnologias como cloud computing e mobilidade permitiu que as empresas superassem as limitações de seus ambientes de TI sem precisar despender investimentos maciços para contar com serviços de alto desempenho.

Como consequência disso, também cresceu a demanda por profissionais especializados nas novas tecnologias, como Big Data e mobile, tornando o mercado de contratação extremamente competitivo. Portanto, um marketplace de TI reúne as necessidades das empresas e dos profissionais de tecnologia em uma única plataforma.

Resumindo, ele promete:

  • agregar valor estratégico ao seu negócio, pois pode ajudá-lo a acompanhar as demandas do mercado de tecnologia;

  • reduzir custos com infraestrutura de TI e mão de obra especializada;

  • otimizar a receita, já que a sua empresa pode usufruir do trabalho de diversos profissionais com alta qualificação pagando apenas pelos seus serviços;

  • facilitar a contratação de um projeto por meio de uma interface simples, em vez de ter que dispensar horas de pesquisa nos meios de busca tradicionais;

  • contribuir com um ambiente de TI mais ágil e lucrativo e menos burocrático.

Então, gostou do nosso post sobre as aplicações e vantagens do marketplace de TI? Que tal se manter atualizado com os nossos textos mais recentes? É fácil: assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar
O que fazer para melhorar a gestão de Infraestrutura de TI?
mercado-de-outsourcing-quais-fatores-podem-impactar-nos-negocios-empresariais
Mercado de outsourcing: quais fatores podem impactar nos negócios empresariais?
gestao-de-ti-saiba-usar-os-feedbacks-para-incentivar-sua-equipe-e-aumentar-a-produtividade
Gestão de TI: saiba usar os feedbacks para incentivar sua equipe e aumentar a produtividade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This