O que um gestor de TI deve fazer para cumprir as demandas do seu setor?
Gestão

O que um gestor de TI deve fazer para cumprir as demandas do seu setor?

O segmento de Tecnologia da Informação está entre os que mais crescem no mundo, afinal, existe uma demanda real e específica acerca das ferramentas tecnológicas que otimizam os processos administrativos. Por isso, o papel do gestor de TI é fundamental para organizar, direcionar e gerenciar os projetos em pauta.

Quer descobrir mais sobre a função do gestor de TI no contexto atual? Neste artigo você ficará por dentro de tudo. Vamos lá?

Qual é a importância da preparação dos gestores de TI?

A pesquisa anual IDC Predictions revelou informações otimistas para 2018 no que diz respeito ao crescimento do setor de TI. De acordo com os dados, o avanço será de 5,8% e o impacto positivo poderá ser percebido ainda no primeiro semestre — ou seja, o momento pede a preparação dos profissionais que almejam assumir posições de gestão.

Para que você tenha uma ideia sobre o quão gigante isso é, no mundo, os gastos com TI devem ultrapassar a casa dos US$ 3 tri só em 2018. Até 2020, no que tange à Internet das Coisas (IoT), cerca de 21 bilhões de pontos estarão disponíveis.

Isso gerará uma economia de, aproximadamente, US$ 1 trilhão ao ano até 2022 para os consumidores, bem como setores de bens de consumo, manutenção, serviços e negócios. Ou seja, a busca por profissionais capacitados crescerá na mesma proporção, sobretudo por aqueles que toparem o desafio de atuar como agentes transformadores.

Em outras palavras, a capacitação profissional é a palavra de ordem para que o segmento continue avançando. Isso porque, até 2019, dentre as áreas mais buscadas no ramo de TI estarão:

  • engenharia de dados;
  • segurança da informação;
  • gestão de projetos digitais;
  • arquitetura de dados;
  • chefia de escritório digital.

Quais são as qualidades necessárias?

Antes de adentramos nas funções executadas pelo gestor de TI, destacaremos um pouco do perfil que esse profissional precisa desenvolver. Algumas características são:

Experiência

O know-how acerca de determinado assunto é o que separa um profissional dos demais. De fato, a construção sólida da carreira soma muitos pontos nesse quesito, uma vez que os desafios do dia a dia contribuem para uma formação mais consistente.

Por esse motivo, os interessados em alcançar a posição gerencial devem se esforçar e manter a atenção na indústria, já que a atualização dos assuntos é frequente.

Nesse caso, as conferências e os eventos — virtuais ou não —  acabam sendo redutos importantes para a obtenção de informações atualizadas. Além disso, a conexão com outros profissionais também ajuda a ampliar a bagagem.

Foco estratégico

A tomada de decisão é uma das características que marca o dia a dia de um gestor de TI. Dessa forma, aqueles que conseguirem pensar fora da caixa aumentarão as suas chances de sucesso, já que a criação de soluções que geram vantagem competitiva otimiza o trabalho da equipe e ainda potencializa o conjunto tático essencial.

Liderança

Parece óbvio, mas nem todo mundo está apto para comandar um grupo. No entanto, há pessoas que se aperfeiçoam na prática da liderança. O gestor de TI, por exemplo, deve ser capaz de conduzir os projetos e motivar a equipe, a fim de que todos ofereçam o melhor na busca por resultados.

A comunicação é a base essencial nas atividades de gestão. É a partir dessa habilidade que o gestor consegue envolver os colaboradores, levando-os a pensar como um grupo único. Sendo assim, além de priorizar as tarefas, ser dedicado, buscar atualização, manter o foco e ser detalhista, ele também deve saber se comunicar.

Qual é o papel do gestor de TI?

O gerente de TI é o responsável por gerir projetos e serviços de Tecnologia da Informação. Ele cuida de atividades que vão da elaboração à implantação de processos e acompanha tudo em todos os estágios, já que o controle pela qualidade também faz parte de suas demandas.

Além da graduação correspondente, é importante que ele possua habilidades relacionadas à gestão, uma vez que coordenar projetos, direcionar a equipe e cobrar resultados são tarefas que exigem mais.

Na rotina de trabalho, o gestor de TI executa diferentes atividades, como:

Definir propostas de informática

A escolha dos projetos está diretamente ligada à infraestrutura da organização. Nesse caso, o gestor deve levar em conta os sistemas existentes, assim como a força de trabalho disponível para executar determinada demanda. Isso porque, além da gestão de desenvolvimento, ele também é o responsável pela criação e implantação de sistemas.

Elaborar estratégias

A boa gestão certamente é aquela que consegue cumprir os seus objetivos, otimizando o trabalho de todos. O gestor de TI precisa desenvolver a habilidade tática, uma vez que decisões assertivas tomadas em momentos oportunos fazem a diferença no âmbito gerencial.

A atuação do profissional é multidisciplinar, pois, além da segurança, ele também é responsável por procedimentos de contingências, auditorias, manutenção dos serviços, entre outros.

Gerenciar projetos

Uma das funções fundamentais de qualquer gestor de TI é acompanhar todas as etapas do projeto, do início ao fim, levantando os erros e potencializando os acertos.

É ele quem cuida da elaboração, da racionalização, do redesenho dos processos e da implantação. Além disso, faz o diagnóstico das disfunções do sistema e ainda identifica, documenta e administra soluções alternativas.

Isso sem falar no controle de qualidade inerente às características dessa função. No fim das contas, o monitoramento e a análise dos dados ajudam ele a ter mais controle sobre os processos implementados.

Negociar consultorias

A alocação de recursos, bem como a contratação direcionada à execução de projetos também é papel do gestor de TI.

Conhecer as necessidades do cliente

Estamos vivendo a “era do cliente”. Hoje em dia, as empresas buscam soluções capazes de otimizar os processos internos e ainda melhorar o relacionamento com o consumidor. Esse é só um dos motivos que levam à contratação de sistemas de inteligência de negócios, por exemplo.

Nesse caso, o gestor de TI tem a atribuição de pesquisar o perfil dos clientes da empresa, de modo em que as soluções atendam às demandas de cada atividade.

O papel do gestor de TI envolve uma série de atributos imprescindíveis, afinal, estamos falando de uma agente transformador que atua com métodos inovadores. Por isso, o profissional deve realizar as suas funções de maneira organizada e inteligente para atender adequadamente à procura, que é inevitável.  

Para continuar por dentro de conteúdos como este, que tal nos seguir agora mesmo nas redes sociais? Estamos no Facebook, no Twitter e no Linkedin. Até a próxima!

Você também pode gostar
como-mensurar-o-roi-dos-processos-de-uma-empresa-de-ti
Como mensurar o ROI dos processos de uma empresa de TI?
Saiba o que fazer para reduzir o turnover na sua empresa
saiba-o-que-fazer-para-mostrar-o-valor-da-ti-em-uma-grande-empresa
Saiba o que fazer para mostrar o valor da TI em uma grande empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This