Saiba o que fazer para reduzir o turnover na sua empresa
Gestão Home

Saiba o que fazer para reduzir o turnover na sua empresa

Você provavelmente já percebeu que o sonho de carreira dos funcionários das novas gerações não é mais entrar em uma grande empresa e permanecer nela até sua aposentadoria, certo?

Os profissionais mais jovens querem novos desafios e estão mais exigentes em relação a suas carreiras. Eles buscam mais qualidade de vida no trabalho, aprendizado constante e reconhecimento pelas suas entregas. Além disso, não veem mal em trocar uma empresa por outra que ofereça algo melhor para eles.

Isso acontece em todos os setores, principalmente naqueles que precisam de mais profissionais atualizados, como a área de TI. Esse setor muda constantemente e a busca por pessoas bem capacitadas é grande, fazendo com que quem possua um perfil interessante seja cobiçado por várias empresas e possa escolher entre elas.

Nesse novo cenário, a área de Recursos Humanos de uma empresa deve se preocupar não só em atrair os melhores talentos para negócio, mas também em como manter esses funcionários motivados para diminuir o turnover da empresa, reduzindo os custos que isso traz para o negócio.

Por isso, colocamos abaixo algumas estratégias que você deve adotar para reduzir turnover na empresa de TI! Vamos lá?

Invista em um bom processo seletivo

Antes de mais nada, é importante ter um processo seletivo eficiente não só ao encontrar os melhores talentos, mas também quando o assunto é garantir que estes se encaixem na cultura da empresa.

Para isso, invista em treinamentos para a área de Recursos Humanos, busque referências em empresas reconhecidas por seus processos eficientes e use ferramentas, como softwares de RH, para tornar esse processo mais otimizado e inteligente.

Ter um processo otimizado é importante para não perder talentos! No mercado de TI, os melhores profissionais sempre recebem ofertas de diversas empresas. Se o seu processo for lento e burocrático, você pode estar perdendo essas pessoas.

Tenha um plano de carreira

Agora que o seu processo de contratação está otimizado e pronto para conquistar bons funcionários para a empresa, passamos para as ações que vão fazer esses funcionários se engajarem com a equipe e pensar duas vezes antes de deixá-la.

O primeiro passo é deixar de forma clara para os funcionários como eles podem crescer dentro do time. Não se esqueça de oferecer um plano de carreira estruturado de forma justa, assim garantindo que o funcionário sinta que o bom desempenho pode levá-lo para onde ele desejar.

Ofereça um salário compatível com o mercado

Apesar de não ser o fator principal, a remuneração é importante para manter o profissional motivado dentro do time. Afinal, o salário representa o quanto vale o seu trabalho para a empresa e, se o funcionário achar que não é o suficiente, ficará desmotivado com facilidade.

Antes de fazer uma oferta, busque referências no mercado e entenda qual o valor médio pago pelas empresas para o cargo que você está oferecendo, além de avaliar as atividades realizadas e ver se são compatíveis com o que a sua empresa esta ofertando e pedindo. Existem sites, como o LoveMondays, que oferecem esse tipo de análise.

Pratique o feedback

Uma forma eficiente para saber se o funcionário está motivado é usar o feedback. Nessas reuniões, o gestor pode perguntar como os funcionários estão se sentindo em relação às atividades realizadas, o ambiente da empresa e colher informações que podem melhorar essa experiência para eles.

É importante estabelecer esse canal de comunicação com os funcionários para que eles percebam que suas opiniões são levadas em consideração e que a empresa quer fornecer um ambiente agradável para ele.

Faça reuniões de feedback de forma periódica — em todo final de trimestre, semestre e/ou ano, de acordo com a necessidade. Também é importante observar o desempenho de cada funcionário e realizar reuniões pontuais para dialogar sobre situações específicas.

Ofereça treinamentos

Sempre que possível, invista em palestras, workshops e treinamentos técnicos para que eles se desenvolvam profissionalmente e entreguem melhores resultados em seus projetos. Isso é ainda mais importante na área de TI, uma vez que a tecnologia muda de forma constante.

Para aumentar as possibilidades de conhecimento para os membros da equipe e manter sua motivação, busque parcerias com universidades e instituições de ensino para oferecer descontos para os funcionários.

Reconheça as boas entregas

Além de promover o conhecimento, é importante reconhecer quando seus funcionários realizam as atividades e fazem entregas acima do esperado. O simples reconhecimento verbal, feito de forma casual ou em uma reunião de feedback, é um incentivo para continuar o bom trabalho.

O reconhecimento também pode ser feito de outras formas, como uma bonificação monetária, um almoço com o gestor, um dia de folga, viagens ou até mesmo cursos técnicos. Para oferecer recompensas que realmente vão gerar um ganho para os funcionários, faça um levantamento do que eles gostam ou se interessam em ganhar.

Construa um ambiente positivo

Um bom ambiente de trabalho aumenta a produtividade dos funcionários, fazendo com que permanecer na empresa seja algo prazeroso. Esse tipo de ambiente promove a integração entre os membros e a colaboração nas atividades.

Promova eventos que incentivem a interação dos funcionários, como happy hours, festas de confraternização no final do ano e celebrações de datas comemorativas, como o Dia da Pizza! Esses momentos incentivam as relações entre os membros do time e reforçam um ambiente emocionalmente estável no dia a dia.

Promova desafios interessantes

Outro fator decisivo para que o funcionário fique ou não numa empresa é o desafio que ela promove para suas habilidades. Os melhores profissionais buscam atividades inovadoras e cada vez mais desafiadoras, que aumentem seu conhecimento técnico e profissional.

Para isso, você deve deixar que o funcionário tenha liberdade para inovar na forma como realiza suas atividades e até mesmo incentivar esse comportamento.

Novas linguagens e técnicas surgem o tempo todo na área de TI. Portanto, se seus funcionários são desafiados a usar as novidades no ambiente de trabalho, sentirão que esse é um local de constantes desafios e, consequentemente, onde vale a pena ficar.

Essas são as principais dicas para reduzir turnover na sua empresa de TI. Não se esqueça de valorizar os seus funcionários e se atentar a sinais de que eles não estão felizes realizando suas atividades, tomando as medidas mais eficazes para promover o bem-estar de todos.

Se você gostou das nossas dicas sobre como reduzir turnover na sua empresa, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e LinkedIn!

 

 

Você também pode gostar
outsourcing-de-ti-entenda-como-pode-ser-uma-boa-opcao-para-seu-negocio
Outsourcing de TI: entenda como pode ser uma boa opção para seu negócio
veja-por-que-voce-deve-automatizar-as-atividades-rotineiras-da-ti.jpeg
Veja por que você deve automatizar as atividades rotineiras da TI
gestao-de-ti-saiba-usar-os-feedbacks-para-incentivar-sua-equipe-e-aumentar-a-produtividade
Gestão de TI: saiba usar os feedbacks para incentivar sua equipe e aumentar a produtividade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This