Saiba por que e como fazer o uso da metodologia ITIL em seu setor
Home

Saiba por que e como fazer o uso da metodologia ITIL em seu setor

Se você trabalha com TI, sabe que manter a equipe atualizada com as melhores práticas do mercado é essencial. A gestão dos serviços de tecnologia da informação não é uma tarefa simples. Existem atualizações constantes e novidades que podem ser absorvidas no negócio para trazer benefícios como redução de custos e otimização de processos, como é o caso da metodologia ITIL, adotada por diversas empresas e até mesmo por governos.

Essa metodologia tem se destacado no mercado devido aos seus benefícios, como a melhoria de processos e a contribuição para o aumento das vendas. Além disso, a sua biblioteca é composta por elementos que auxiliam não só na boa execução de processos, mas também no alinhamento da TI com a estratégia do negócio.

Essa complexidade é boa, porém pode gerar algumas dúvidas no começo. Portanto, é essencial compreender como ela funciona para usar todos os seus benefícios.

Pensando nisso, colocamos neste artigo as principais informações sobre a metodologia ITIL e como usá-la para melhorar os resultados do seu negócio! Confira.

O que é a metodologia ITIL?

A metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library) em tradução literal significa biblioteca da infraestrutura da tecnologia da informação. Essa é uma biblioteca referência no mercado em termos de boas práticas da área. Ela foi criada no fim da década de 1980 pela Central Computer and Telecommunications Agency (CCTA) e atualmente está sob a custódia do Office for Government Commerce (OGC) da Inglaterra.

O seu principal objetivo é o aperfeiçoamento do planejamento de serviços de tecnologia da informação dentro de uma empresa, usando uma gestão com foco no cliente.

O processo é feito por meio de um conjunto abrangente e completo de procedimentos e atividades de governança, separados em disciplinas. São cinco etapas centrais que permitem o alinhamento das atividades de TI ao core business do negócio, bem como a suas estratégias de mercado de forma mais flexível e adaptável.

Quais as etapas da metodologia ITIL?

1. Estratégia de serviço

A primeira etapa, ou livro, da biblioteca ITIL é composta por materiais que indicam as atividades necessárias para identificar e definir as melhores estratégias a serem feitas, pensando no desenvolvimento do negócio e nos objetivos da empresa como um todo.

Estão inclusas as definições de processos como gerenciamento financeiro da TI, demandas, atendimentos e portfólio de serviços da área.

2. Desenho de serviço

Após a construção da estratégia na primeira etapa da metodologia, é necessário desenhar os processos e protótipos do que será feio.

Estão presentes nessa etapa os processos de gerenciamento do nível de serviço, disponibilidade, capacidade, catálogo de serviços, fornecedores, continuidade de serviços e também de segurança da informação.

3. Transição de serviço

Esse livro orienta os profissionais sobre a implantação do serviço proposto, além de mudanças necessárias nos processos já existentes. Os processos envolvidos são de mudança, configurações de ativos e serviço, e gerenciamento do conhecimento.

4. Operação de serviço

Agora que os serviços propostos estão em funcionamento, essa etapa da metodologia apresenta como gerir com qualidade a infraestrutura criada, bem como as suas aplicações.

Nesse livro estão os processos de gerenciamento de eventos, incidentes, cumprimento das requisições, gerenciamento de problemas e de acesso.

5. Melhoria contínua do serviço

Por fim, temos na biblioteca os processos que auxiliam na atualização das ações para manter os melhores resultados, bem como a satisfação dos clientes por meio do cumprimento dos objetivos do negócio.

Os processos dessa etapa incluem medição do serviço, sete passos do processo de melhoria e relatório de serviços.​

Quais os benefícios da metodologia ITIL?

Não é à toa que essa é uma metodologia mundialmente usada e considerada uma das melhores do mercado. Ela apresenta diversos benefícios para o seu negócio. Listamos a seguir os principais:

Melhora a satisfação de clientes e de parceiros

Como o objetivo da metodologia é alinhar as atividades da área de tecnologia da informação com os objetivos da empresa — e, em muitos casos, eles envolvem a melhoria da experiência para os seus clientes e parceiros, a fim de gerar fidelização e melhores resultados de negócio —, a área passa a contribuir com esses resultados

Com todas as áreas alinhadas, os ganhos tendem a superar as expectativas, e isso se torna uma vantagem competitiva do negócio.

Torna serviços e produtos mais confiáveis

Quando a metodologia ITIL é implantada com sucesso, a empresa passa a ter melhores processos, mais otimizados e com qualidade superior.

Isso garante que os times de suporte responderão com mais facilidade e agilidade às suas demandas, além de os desenvolvedores concentrarem-se no desenvolvimento dos projetos seguindo as demandas do mercado.

Além disso, em momentos de falha ou interrupção de serviço, o tempo para a sua restauração será menor, reduzindo os custos ou problemas causados por esses momentos. Essas garantias tornam todos os processos mais confiáveis para o negócio.

Melhora os processos e serviços de outras áreas

Com o uso cada vez maior da tecnologia em diversos processos e áreas da empresa, é crucial ter uma equipe preparada para atender a solicitações o quanto antes e garantir que todos os processos, mesmo os que não são diretamente de sua responsabilidade, sejam feitos com precisão, quando envolverem o uso da tecnologia.

A metodologia garante uma equipe mais preparada e processos otimizados que entregam mais resultados.

Pode ser adotado em vários perfis de negócio

Por fim, uma das principais vantagens dessa metodologia e da adoção de sua biblioteca é a possibilidade de uso em diversos tipos de negócio, bem como em diversos ambientes de TI.

O uso de todas as etapas não é necessário, apesar de recomendado para aproveitar completamente os seus benefícios. O gestor da área pode escolher os princípios que fazem mais sentido para o negócio e trabalhar apenas com esses livros e processos, otimizando os seus resultados e as atividades da área.

Adote essa metodologia para melhorar os seus processos em TI e oferecer soluções mais otimizadas e satisfatórias aos clientes, bem como reduzir custos e criar processos mais funcionais dentro da gestão de equipe.

Gostou de conhecer a metodologia ITIL e como ela pode ser usada na sua empresa? Acha que ela faz sentido no seu negócio? Que tal receber mais conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e tenha os nossos artigos no seu e-mail!

Você também pode gostar
conheca-4-questoes-relevantes-em-seguranca-para-ecommerce
Conheça 4 questões relevantes em segurança para e-commerce
conheca-os-beneficios-da-aplicacao-da-seguranca-da-informacao-no-ambiente-de-cloud-computing
Conheça os benefícios da aplicação da segurança da informação no ambiente de Cloud computing
Como o outsourcing de TI pode se tornar um diferencial competitivo para o negócio?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This