Vantagem Tecnológica: o que é e porque é tão essencial para os negócios?
Inovação

Vantagem Tecnológica: o que é e porque é tão essencial para os negócios?

Pode parecer um cenário de ficção científica, mas nós estamos em uma era em que a vantagem tecnológica é um fator fundamental para garantir a sobrevivência de um negócio no mercado. Não é coincidência que cada vez mais empresas têm utilizado recursos como Cloud Computing, mobilidade, Big Data e Internet das Coisas (IoC) em seus processos produtivos.

O motivo para isso é de fácil compreensão: imagine uma rede de varejo que faz uso de soluções tecnológicas inteligentes, capazes de oferecer os produtos e preços mais alinhados com as preferências de cada cliente, assim reduzindo as taxas de churn.

Agora imagine que o seu concorrente nesse segmento de mercado ainda utiliza ferramentas tradicionais, mais lentas e pouco dinâmicas no relacionamento com o cliente. Não é difícil perceber qual empreendimento ganha vantagem na hora das vendas, certo?

Ou seja, a adoção de tecnologia de ponta pode alavancar os processos de produção, integrar diferentes setores, aprimorar a comunicação interna, reduzir custos e reinventar os modelos de negócio em empresas de todos os portes — e isso é o que chamamos de levar vantagem tecnológica sobre os concorrentes.

Quer entender como conquistar a vantagem tecnológica e quais são os benefícios dela para os seus negócios? Acompanhe a leitura!

Algumas tecnologias para alavancar processos

A maioria das empresas já conhece a importância da automatização de tarefas de TI e sabe que isso pode elevar a eficiência operacional.

No entanto, quando falamos de vantagem tecnológica e transformação digital, estamos nos referindo a um processo muito maior, que exige a revolução dos modelos de negócios tradicionais para que eles possam explorar os recursos tecnológicos existentes e acompanhar as mudanças do mercado.

O mercado atual exige que o foco esteja na experiência do consumidor. E não é segredo que os consumidores estão cada vez mais conectados, fazem uso alternado de plataformas e acessam a internet principalmente por meio do celular. Logo, é fundamental que as empresas acompanhem essas mudanças para se manter à frente da concorrência.

Veja, a seguir, algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo e agregar vantagem tecnológica aos seus negócios:

Cloud Computing

Nós já explicamos aqui no blog da Amancay quais são as vantagens do uso da cloud computing em grandes empresas.

Como dispensam a necessidade de manter uma infraestrutura de TI interna, as ferramentas de cloud computing permitem principalmente a redução de gastos com operações e infraestrutura, além de flexibilizarem recursos e acelerarem o retorno sobre investimento em tecnologia. E a tendência para o futuro é que a cloud seja cada vez mais ágil, escalável e melhor em termos de custo-benefício.

Outro detalhe é que a cloud computing ajuda no processo de mobilidade corporativa, facilitando o uso de dispositivos móveis no ambiente de trabalho. Já pensou se seus funcionários pudessem participar de uma reunião a partir de qualquer lugar do mundo, bastando para isso um celular com acesso à internet?

É por isso que o mercado da cloud computing está em plena expansão. De acordo com um estudo da Gartner, os investimentos nessa tecnologia devem alcançar $ 411 bilhões em 2020.

Big Data

O conceito de Big Data define uma série de tecnologias, práticas e métodos voltados para o aproveitamento estratégico de um imenso volume de dados (estruturados e não estruturados) nos negócios.

Isso significa que todas as informações geradas diariamente nas corporações, como transações de cartão de crédito, dados cadastrais, dados sobre processos internos da empresa ou mensagens de relacionamento com o consumidor podem ser aproveitadas para permitir uma tomada de decisões mais assertiva e precisa.

As ferramentas de Big Data também podem ser utilizadas para:

  • detectar fraudes antes que elas gerem prejuízos para os seus negócios;

  • identificar a causa de problemas e falhas praticamente em tempo real;

  • gerar cupons com base nas preferências de compra dos clientes;

  • recalcular carteiras de risco rapidamente.

Benefícios da vantagem tecnológica

Até aqui, você já entendeu qual é o valor estratégico da vantagem tecnológica e quais são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas na atualidade. Veja na sequência alguns benefícios de investir em novas soluções tecnológicas para seus negócios:

Redução de custos

Embora, em um primeiro momento, a contratação de novas soluções exija uma despesa maior no orçamento da empresa, a tecnologia oferece uma redução de custos significativa após a sua implementação, a médio e longo prazo.

Caso a implementação esteja alinhada com um bom planejamento de TI e iniciativas para o engajamento dos funcionários, ela tem mais chances de promover a otimização dos processos, o aumento de produtividade e a redução dos custos de produção, gerando um produto ou serviço de grande qualidade sem afetar a margem de lucro dos negócios.

Aumento da qualidade dos produtos ou serviços

As soluções tecnológicas afetam diretamente o modelo de trabalho de uma empresa. Portanto, em um ambiente de trabalho interconectado e ágil, com monitoramento inteligente dos processos de produção, é inevitável que o rendimento e a produtividade das equipes aumentem como um todo.

Além disso, algumas ferramentas como ERPs (Enterprise Resource Planning) e soluções de Big Data permitem que a sua empresa identifique falhas e gargalos praticamente em tempo real, economizando tempo e recursos com retrabalho e otimizando todo o processo de produção.

Com a análise estratégica dos hábitos e preferências dos seus consumidores, fica mais fácil de oferecer um produto ou serviço que consiga suprir exatamente as necessidades dos compradores.

Diferenciação do produto

A vantagem tecnológica é uma peça-chave para aprimorar a diferenciação do produto, especialmente em mercados de grande competitividade. Isso ocorre por meio da inovação — ao desenvolver produtos ou serviços completamente novos —, ou do fornecimento de produtos ou serviços já existentes, mas de uma maneira inovadora.

Algumas empresas de seguro de veículos, por exemplo, já vêm utilizando a tecnologia para aferir de forma mais precisa o valor que deve ser cobrado na apólice de determinados clientes.

Ao avaliar dados como velocidade média, informações sobre frenagem e locais de uso do automóvel, é possível fazer uma análise personalizada, determinando valores de seguro mais justos e muitas vezes inferiores aos da concorrência.

E então, gostou do texto? Entendeu por que é essencial ter vantagem tecnológica nos seus negócios? Aproveite a chance e entenda também por que você deve investir em storage no setor de TI!

Você também pode gostar
Compreenda a importância da cultura da inovação no ambiente de TI
Saiba como a mobilidade tecnológica vem renovando o mercado
Como aumentar as vendas utilizando 7 tendências tecnológicas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This