Veja por que você deve automatizar as atividades rotineira da TI
Home

Veja por que você deve automatizar as atividades rotineiras da TI

veja-por-que-voce-deve-automatizar-as-atividades-rotineiras-da-ti.jpeg

Em algum momento você já parou para pensar quantas tarefas de TI por dia você faz repetidas vezes? Se houvesse uma forma de melhorar a automação de processos e realizar os trabalhos apenas uma vez, seria muito bom, não é mesmo?

Fique tranquilo, você não está sozinho. As empresas perceberam que a repetição é um grande desperdício de tempo, responsável por consumir boa parte da produtividade dos funcionários.

Por isso, o mercado oferece várias opções e alternativas para ajudar sua empresa a automatizar tarefas e processos. São softwares, frameworks e metodologias desenhados para evitar repetições desnecessárias.

Gostou do tema? Então, continue a leitura. Vamos lhe contar os benefícios da automatização dos trabalhos de TI e como sua empresa pode mergulhar de cabeça nessa nova tendência. Boa leitura!

O que pode ser automatizado

Automatização de processos em tecnologia da informação apresenta um leque muito amplo de aplicações. Várias tarefas podem ser incluídas nessa estratégia de gestão, promovendo grandes ganhos de produtividade.

Abaixo, elencamos alguns exemplos de tarefas que você pode automatizar no setor de TI. Confira.

Redefinição de senha

Essa é uma tarefa comum de TI, mas que pode, facilmente, ser automatizada. Em vez de refazer ou desbloquear as senhas dos usuários pelo trabalho de um programador, contrate um software ou aplicativo que fará essa gestão automática para você.

Limpeza e liberação de espaço no servidor

Muitas vezes, o servidor sai do ar por falta de espaço. Na verdade, o que faltou foi cuidado do setor de TI com a manutenção. Para evitar esse tipo de problema, adote uma solução que avisará você quando o servidor estiver muito cheio. Em alguns casos, o software até faz uma limpeza prévia.

Testes para projetos digitais

Testar um novo aplicativo ou produto demanda tempo e esforço de repetição. Isso pode acabar se você adotar ferramentas para automação de testes. Algumas soluções executam o mesmo código em plataformas diferentes e dão ganho de escala aos testes.

Backups do servidor

Caso você trabalhe com servidor interno (local), é importante buscar ferramentas para realizar backups automatizados. Essa é uma tarefa rotineira, repetitiva e, muitas vezes, deixada de lado. Não cometa esse erro. Para evitar esquecimentos, agende backups automáticos no servidor e mantenha seus dados a salvo.

Há muitas outras tarefas no setor de tecnologia da informação que podem ser automatizadas. Essas são apenas algumas delas. Agora, vamos falar um pouco dos benefícios da automação — não apenas para a TI, mas para toda a empresa.

Vantagens de automatizar tarefas de TI

A automatização de processos e tarefas em tecnologia da informação não é benéfica apenas para o setor de TI. Na verdade, a empresa inteira ganha com isso. A automatização eleva a eficiência de toda a organização, os funcionários produzem melhor e os trabalhos são otimizados.

Acompanhe, a seguir, as principais vantagens da automatização e entenda porque ela vai ser importante também na sua empresa.

Focar naquilo que importa

Ao automatizar as tarefas repetitivas, a equipe do setor de TI, terá mais tempo para focar nos trabalhos que realmente importam e que demandam mais conhecimento técnico.

Em vez de investir tempo ao realizar backups do servidor, por exemplo, os profissionais poderão focar nas melhorias do sistema interno ou na correção de falhas que estejam comprometendo o funcionamento da infraestrutura de TI.

Na prática, isso significa colocar a equipe técnica para trabalhar em atividades que geram mais valor para a empresa.

Gastar menos com mão de obra

Se boa parte do trabalho é realizada automaticamente, por meio de softwares e ferramentas, você poderá contar com uma equipe mais enxuta e dinâmica. Não precisará contratar novos profissionais para executar tarefas repetitivas.

Essa vantagem tem grandes reflexos na empresa toda. Com uma TI enxuta, sobram recursos para investir em outras áreas ou mesmo contratar profissionais para setores estratégicos para sua empresa.

Evitar erros de rotina

Executar tarefas repetitivas pode até parecer algo simples, mas, na prática, é uma fonte de erros constantes. Ao automatizar tais processos, sua empresa também evita que esses equívocos voltem a ocorrer.

Como exemplo, podemos citar a manutenção do servidor. Se o funcionário esquecer de cumprir a tarefa ou não executá-la da maneira correta, você corre riscos de perder dados importantes e até ver o servidor ficar fora do ar.

Ao automatizar esse processo, o risco de sobrecarga no servidor é bem menor. Sua empresa não vai sofrer com esse tipo de problema.

Reduzir custos operacionais

Ao gastar menos com mão de obra e evitar erros de rotina, a empresa sente um impacto direto na redução dos custos. Mão de obra e falhas no dia a dia são duas grandes fontes de gastos para qualquer organização.

Não perca mais dinheiro com isso. A automatização dos processos vai melhorar o seu caixa e ampliar a margem de lucro. Com menos gastos, você terá mais recursos no orçamento.

Melhorar o acompanhamento das métricas

Uma das grandes vantagens das ferramentas e dos softwares de automação é a emissão de relatórios. Graças a esses mecanismos, você poderá acompanhar estatísticas relevantes.

Entre elas, podemos citar a taxa de ocupação do servidor, quantos backups foram realizados, o número de vírus ou ameaças detectadas na rede e muitas outras informações.

Com base nesses dados, você poderá definir com muito mais assertividade quais são os pontos fortes e fracos da sua infraestrutura de TI e investir nos processos certos.

Estender a automatização de processos para outros departamentos

Automatizar processos de TI não significa alterar apenas a rotina dos profissionais de tecnologia: várias ferramentas favorecem também os funcionários de outros setores. Um exemplo comum é a automatização de e-mails.

Em vez de deixar um funcionário desperdiçando tempo para enviar mensagens para seus clientes ou potenciais clientes, essa tarefa pode ser substituída por um software. Há várias soluções disponíveis.

Dessa forma, você libera um profissional para focar em outra tarefa com maior valor agregado e, de quebra, melhora a interação digital com seus clientes.

Perceba como essa estratégia traz vários benefícios, tanto para o setor de TI quanto para outros departamentos da empresa. Por isso, não perca tempo e mergulhe na tendência.

Gostou do artigo sobre automação de processos? Então, acompanhe nosso Facebook e LinkedIn e receba outros conteúdos como este!

 

Você também pode gostar
afinal-quais-sao-as-vantagens-do-uso-do-cloud-computing-em-grandes-empresas
Afinal, quais são as vantagens do uso do cloud computing em grandes empresas?
Como investir em uma infraestrutura de TI de acordo com as demandas do negócio?
A automatização de processos em TI e seus impactos para o setor

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This